Resumo do livro - Gerente minuto

Para ser um gerente – minuto devem-se levar em conta três aspectos:

1° – Objetivo minuto; 2° – Elogio – minuto e 3° Repreensão – minuto.

O primeiro consiste em que o gerente oriente seus gerenciados a escreverem os objetivos comuns a serem alcançados em uma simples folha de papel, usando não mais que 250 palavras. Economizando com isso muito tempo, pois, o executor das tarefas não terá dificuldades em se recordar do que ele mesmo fez ou deixou pendente. Sem contar que o funcionário precisara de não mais que um minuto par ler e já compreender que tarefa esta para ser executada.

O segundo que é o elogio – minuto é de extrema importância, pois, para que uma empresa prospere com pessoas trabalhando felizes é necessário que as mesmas recebam o devido conhecimento por seu bom desempenho. Para se fazer o elogio – minuto o gerente deve avisar a seu funcionário que o mesmo está sendo observado quanto ao seu desempenho e logo em seguida dá-se o elogio – minuto fazendo com que o funcionário perceba o quanto o seu gerente está satisfeito com seu trabalho. O gerente também deve dar um aperto de mão ao seu gerenciado demonstrando assim seu total apoio para o crescimento do mesmo dentro da empresa.

O terceiro fator consiste na observação que o gerente deve ter para com seus funcionários quando os mesmos fazem algo de errado. O funcionário deve ser informado que será avisado quando tiver desempenhando mal as suas tarefas e em seguida o gerente já deve dar a repreensão – minuto falando com clareza à pessoa e nunca desvalorizando-a e sim incentivando-a a melhorar em suas atividades, também é importante que o gerente fique em silencio por um pequeno tempo para que o funcionário perceba o quão importante é que o mesmo não volte a cometer o mesmo erro. Logo depois da repreensão – minuto o assunto deve ser esquecido.

Com essas três aplicações, (não muito difíceis de se concretizar em uma organização) os funcionários produzem muito mais e melhor, pois, estão sendo reconhecidos por seu bom trabalho, se organizam nos objetivos comuns da empresa e além de tudo recebem uma repreensão quando fazem coisas erradas (repreensão essa enviada com calma e encorajamento das pessoas) aprendendo assim a melhorar cada vez mais.
Isso ensina também que investir nas pessoas é o melhor método de se obter sucesso numa empresa. Bem – estar, reconhecimento e qualidade de vida são bases para um bom desenvolvimento no trabalho. 

Thaís F. da Silva, Administradores



A Série Gerente-Minuto foi elaborada para servir de guia para os administradores ao tentar dar soluções a problemas do dia-a-dia, como: decisões, administração de tempo, liderança, escutar aos demais, etc. Este livro tenta facilitar a vida do profissional já assoberbada pelos compromissos profissionais.


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