A briga entre Suze Orman e Robert Kiyosaki

A briga entre Suze Orman e Robert Kiyosaki

Publicado em: - 02-03-2010

Nesta segunda-feira, 01 de março, o mundo das Finanças Pessoais ficou perplexo com a nada discreta troca de acusações entre os dois maiores autores norte-americanos de best-sellers nessa área, Suze Orman (de As Mulheres e o Dinheiro) e Robert Kiyosaki (de Pai Rico, Pai Pobre). As páginas do serviço de miniblog Twitter (http://twitter.com) de cada autor registram o histórico de sopapos virtuais para quem quiser consultar. Suze Orman está lá com o apelido @SuzeOrmanShow e Robert Kiyosaki se apresenta como @theRealKiyosaki.

O tom “sangue quente” das mensagens deixa evidente que os posts são realmente inseridos pelos autores. Há alguns dias, Suze acusou Robert de ser um dos responsáveis pela crise atual nos EUA, devido à ênfase que o autor havaiano dá à idéia de alavancagem para compra de imóveis. Robert respondeu dizendo que não levou ninguém a perder todo o dinheiro com imóveis, como ela supostamente teria feito. Ela simplesmente retransmitiu a mensagem nesta segunda, precedida de um “pelo menos”, como que ironizando a demora de Robert em responder às acusações dela.

É evidente o desconforto de Robert Kiyosaki após o comentário irônico, pois daí em diante ele disparou uma série de críticas diretas a Suze: “eu não posso acreditar nessa senhora; em hipótese alguma ela acredita no que ensina”, “por falar em perdas, que tal os TRILHÕES perdidos pelos 401K’s (o equivalente ao PGBL nos EUA)”, “os especuladores podem ter perdido, mas eu ensinei a investir para obter fluxo de caixa” foram seus comentários seguintes.

Não me cabe defender a posição de um ou de outro, mesmo porque admiro o trabalho de ambos. Revisei e adaptei o último lançamento de Suze, As Mulheres e o Dinheiro (Nova Fronteira), e fui convidado a fazer o mesmo em um dos livros do Robert, que conheço pessoalmente – não aceitei o convite apenas por questões editoriais. Talvez não caiba a discussão entre quem está certo e quem está errado, mesmo porque o erro aqui está em atirar pedras não contra um concorrente, mas sim contra alguém que simplesmente expõe idéias de forma massificada. Opiniões em massa não podem ser tidas como oráculos. Livros podem ser lidos por qualquer pessoa, com qualquer grau de conhecimento e qualquer capacidade de interpretação dos textos e idéias.

Se há erro nas teorias dos autores, esse erro está em lidar com orientações financeiras de forma imperativa, na linha do “faça isso e jamais faça aquilo”. Planos de Previdência realmente levaram um nocaute da crise, fazendo com que muitos recém-aposentados se surpreendessem com uma renda menor do que 50% da que planejaram. Motivo: excesso de alavancagem e de risco na carteira dos planos levou a grandes perdas – algo que não ocorre no Brasil. Suze Orman é uma grande incentivadora da previdência, mas suas leitoras atentas sabem que não podem por todos os ovos em uma cesta só. Investidores que seguiram o “Rich Dad” e exageraram nos empréstimos para comprar casas também quebraram, mas o problema se limitou aos que especulavam com o valor dos imóveis, e não a quem os comprava para gerar renda infinita de aluguel – essa é a verdadeira receita de Kiyosaki.

O combate em questão surgiu porque os dois autores construíram sua fama em cima de teorias envernizadas de radicalismo, o que é receita perigosa para os assuntos do dinheiro. Sou o dono da verdade? De forma alguma! Minhas teorias sobre rebalanceamento de carteiras, explicada em meu livro Investimentos Inteligentes, são criticadas por alguns por serem tidas como excessivamente simplistas, pouco motivantes para quem quer mergulhar no fascinante mundo dos mercados. Concordo, porém devemos levar em consideração que aquelas pessoas que buscam respostas nos livros raramente são profissionais de investimentos, e que por isso buscam soluções simples. Kiyosaki e Orman são autores de sucesso porque suas idéias são simples. Porém, suas teorias não deixam de pecar pelo tom impositivo das idéias. “Faça, sem pensar, porque minha solução é a melhor”. Evite seguir receitas prontas. Leia, duvide, questione, busque uma segunda opinião. Enfim, pense. Esse é o melhor caminho para o aprendizado. E, cuidado ao lavar a roupa suja nas redes sociais. Uma chamada telefônica pode causar menos estragos…

Publicado originalmente no site Mais Dinheiro protegido por direitos autorais. Reprodução autorizada desde que citada a fonte





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: