CHEFE OU LÍDER???

CHEFE OU LÍDER???
saiba qual a melhor maneira de comandar seus funcionários para o sucesso de sua empresa

Os Engenheiros do Hawaí cantam desta forma: “Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim” e “Seria mais fácil fazer como todo mundo faz, sem sair do sofá, deixar a Ferrari para trás”... Isto quer dizer que, para conquistarmos o nosso sonho, é preciso sair do sofá e da acomodação que tanto apreciamos.

Ser chefe é diferente de ser líder. O chefe é aquele que dá uma tarefa difícil para o funcionário, não ensina, fica falando e reclamando o tempo todo. “Líder é aquele que não dá ordens, mas vende idéias”. Liderar é atingir objetivos através de pessoas, é conseguir que as coisas sejam feitas por pessoas que cumprem tarefas com gosto e com prazer.
O chefe usa o poder que tem nas mãos para “forçar a pessoa a fazer aquilo que ele quer” por causa da sua posição ou força. Aí você pergunta: o que tem de errado em usar o poder se ao longo da história outros usaram e sempre funcionou? Para responder vou te fazer uma pergunta: você sentiria prazer em passar horas conversando com uma pessoa que usa o poder? Você convidaria Hitler para almoçar em sua casa? Entenda bem a diferença entre Bush e Nelson Mandela. Como você acha que os funcionários reagem a chefes que dizem: “Faça isto ou despedirei você”, “Se você errar mais uma vez, te dou advertência por escrito até te demitir por justa causa”? Isto pode funcionar por algum tempo, mas corrói os relacionamentos.

DECISÃO ERRADA
Veja o que acontece com quem usa o poder: recentemente presenciei uma discussão no corredor de uma fábrica entre um empresário e seu funcionário, em que o primeiro gritava: “Você é bobo! Não sabe de nada! Se você for falar com eles estará despedido!”. Fiquei indignado ao saber a razão desta discussão: o empresário tomou uma decisão errada subindo abusivamente o preço de seus produtos, causou revolta entre os clientes, e o resultado foi a queda de 40% das vendas e um prejuízo de R$ 32.000,00. O fato é que o funcionário levava uma solução para a situação, ele queria procurar os clientes para reverter o problema e recuperar as vendas de forma amigável, pois já se passavam 45 dias e o empresário não voltava atrás na sua decisão por puro orgulho. Adivinhe o que aconteceu? O clima dentro desta empresa ficou insuportável, aqueles funcionários que não foram embora faziam duras críticas ao empresário pelas costas, mas ninguém tinha coragem de dizer, falar a verdade, aquela verdade que dói, mas liberta da escravidão do orgulho e da insensatez.
Errar é normal e benéfico, aprendemos e evoluímos com os nossos erros. O problema não é errar, o problema é não ter coragem para assumir os próprios erros e voltar atrás para corrigi-los.

HABILIDADE
O líder usa de sua autoridade para comandar, que é a habilidade de fazer com que a pessoa faça algo por ele somente pela sua influência. O funcionário diz: “Vou fazer isto porque João me pediu”, “eu atravessaria paredes por João”, “eu não consigo dizer não ao João”. Para liderar é preciso ter ciência das duas bases que sustentam o verdadeiro líder, e veja como é simples possuir esta força. Liderança é “Relacionamento” e “Fazer cumprir tarefas”. O líder deve ser firme para que todos cumpram suas tarefas, e ao mesmo tempo deve cultivar bons relacionamentos. Se o líder somente cobrar a execução de tarefas e se esquece dos relacionamentos, a empresa terá problemas com rebeliões e revoltas. A base para um bom relacionamento é a confiança. O líder deve conversar muito com os funcionários, deve ter tempo para participar de “happy hour” ou festinhas com os funcionários, contar piadas, rir junto com eles, ser amigo e ajudar em seus problemas pessoais. O líder é “gente que gosta de gente”, é aquele apaixonado pelas pessoas, que valoriza e respeita os sentimentos de cada um, é aquele que suscita tudo o que há de bom nas pessoas.
Saiba que a força do positivo é muito maior, melhor e mais eficiente que a do negativo. Só assim ele conseguirá se relacionar bem com seus funcionários e ser um líder de sucesso, pois o relacionamento é a razão para o funcionário não se revoltar contra o líder no momento em que for corrigido, entendendo que está errado e sentindo vergonha do que fez por ter chateado o seu “grande líder”, pessoa de quem gosta e respeita. Sem relacionamentos não há famílias saudáveis e nem empresas saudáveis. Nem sempre os funcionários querem um aumento de salário: talvez queiram um bom relacionamento. Você se relaciona bem com as pessoas? E com seus funcionários?

EDUCAÇÃO
Em resumo, o líder não dá ordens, pede sem agredir; trata as pessoas com respeito, é positivo; ensina com amor e dá bons exemplos; sabe ouvir as pessoas e gosta delas; relaciona-se muito bem com as pessoas; não pensa em problemas, pensa em solução; conhece as pessoas e sabe lidar com as emoções; é firme, corajoso e confiável. Destas qualidades, com qual delas nós nascemos? Nenhuma, porque estas qualidades são comportamentos, e comportamento é escolha. O que você vai fazer agora? Vai se sentar no sofá e assistir um programa de TV que não acrescenta nada? O que vai fazer com o que aprendeu neste artigo? O que decidir fazer agora mudará sua vida, definirá o que vai acontecer nos próximos 30 dias, no próximo ano ou na vida toda. Tome a decisão certa!
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SERVIÇO:
Cleison Vítor de Oliveira
Consultor em Gestão Empresarial
cleisonvitor@hotmail.com






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