Excelência na Liderança – Uma Nova Perspectiva Empresarial

Excelência na Liderança
– Uma Nova Perspectiva Empresarial

Autor: Mary de Sá

Autor: Mary de Sá

“O Conhecimento é o único investimento que faz sentido”
Peter Drucker

Viver é escolher. Sabemos que a realidade que experimentamos nas organizações empresariais é criada e baseada em nossos próprios valores e crenças.

São os valores que nos dão permissão para agir.
As nossas crenças nos dão motivação, ora nos estimulando, ora nos limitando.

Os modelos de liderança e gerenciamento que aprendemos estão sendo hoje completamente reformulados para acompanhar a evolução dos tempos. Estamos na Era da espiritualidade, da intuição e dos sentimentos.

Diante de situações da magnitude em que estamos transitando neste momento, impõe-se uma mudança de enfoque, com foco em soluções qualitativamente diferentes de tudo o que já vivenciamos antes.

Nosso foco agora, está na mudança qualitativa. Mudar qualitativamente é mudar a maneira de pensar. Mudar o conceito dos fatos. Provavelmente, hoje, a maioria das pessoas que dão vida às organizações esteja consciente de que agora estamos em um momento decisivo de mudança.

Não podemos mais pensar novos pensamentos nos mesmos moldes antigos. Pensar juntos sobre o futuro e sobre nossa parte nele dependerá de nossa habilidade para aprender a responder e interagir de forma diferente, com flexibilidade e consciência.

Os “erros” podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Mesmo porque, “não existem erros, existem resultados”, e quando os resultados são transformados em feedback, a empresa aprende e cresce.

Segundo Peter Senge: “Uma organização que aprende está descobrindo continuamente como eles criam a sua realidade e como podem mudá-la”.

Precisamos ser como o Ano Novo em nossa organização, precisamos romper velhos modelos sem saída, ao estilo do “cachorro que morde o próprio rabo”. O mesmo comportamento produz o mesmo resultado.

Mudar os resultados requer de todos nós uma revisão constante de nossos valores e crenças, capacidades e comportamentos e até mesmo da identidade que assumimos enquanto desempenhamos o papel de Líder. As mudanças não ocorrem a partir do “ambiente”, são as pessoas que mudam sua maneira de pensar, suas ações, suas capacidades, seus valores e crenças, em consonância com a missão e a visão da empresa.

Peter Senge afirma que: “a maior alavancagem da mudança ocorre onde temos menos consciência”.

Nenhuma aprendizagem é realmente sua até que esteja em seu corpo – nível cinestésico da aprendizagem.

Em nossos treinamentos empresariais, exprimentamos no nível do corpo físico nossos processos de pensamento e capacidade criativa. Vivenciar, experimentar, trocar, refletir, movimentar, facilita a integração do aprendizado e as possibilidades de mudança efetivas na empresa. Unir o útil ao agradável, esta é nossa a perspectiva. Acreditamos que o que se aprende com prazer e alegria fica para sempre em nossa memória.

Mapear e reconhecer o estado atual de sua empresa para criar um estado desejado, renovado e próspero, posssibilita aos líderes passar pelo crivo da consciência comportamentos e crenças que estão influindo na cultura da empresa. Conhecer a sua intenção em qualquer interação; transformar o conflito em desafio. Inovar. Agir com foco na mudança positiva dentro do sistema como um todo. Acreditar na colaboração e cooperação.

Nossa expectativa é a de criar novos caminhos neurológicos de possibilidades de liderança para que o líder possa se sentir capaz de conhecer suas estratégias mentais de liderança, entender seu funcionamento interno, suas emoções e sentimentos e poder avaliar o impacto da sua mudança pessoal no ambiente de trabalho. Conhecer e reconhecer os estilos de liderança de acordo com os novos paradigmas de liderança da Programação Neurolingüística e Coaching para aplicá-los junto às suas respectivas equipes. Preparar um novo plano de ação para mudar uma situação com base nas estruturas organizacionais; administrar melhor os conflitos internos e externos; adquirir consciência crítica, interpretando a lógica da mente ante a mudança; reduzir a resistência e conseguir um novo equilíbrio influindo nas forças de apoio e restritivas da mudança. Este, para nós é o caminho da mudança organizacional.

Referencia: Instituto Asas

fonte/http://site.suamente.com.br/



rrrrrrrr



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: