12 dicas para não ser enganado por “empresas” de Marketing de Rede

5. NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR PELO SUCESSO DOS OUTROS

O mais provável é que lhe mostrem outros casos de sucesso. Pessoas que conseguiram ganhar muito dinheiro com a empresa e que já compraram carro e casas novas. Não se deixe enganar por isso. É certo que poderá ser verdade, mas também é muito provável que pode ser uma história muito bem inventada. As empresas fazem isso para fazerem-no pensar que “se ele consegue, eu também consigo”. Isto acontece porque ao vermos uma pessoa a contar o que lhe aconteceu, acabamos por ficar mais próximos e passar a acreditar que nós também o podemos conseguir. Se reparar com atenção, nas publicidades colocam geralmente pessoas a contar o que conseguiram fazer depois de comprar aquele produto. Neste empresas fazem-no igual. Não digo que isto seja mau ou incorreto, mas não deve ser a razão que o leve a ser colaborador daquela empresa.

6. OLHE PARA O PASSADO DA EMPRESA

Ver o que a empresa já construiu anteriormente é uma boa forma de verificar se ela é séria ou não. Veja o que ela já construiu, se já tem escritório ou que eventos já patrocinou. Se você verificar que a empresa não tem nenhuma destas coisas, o mais provável é que não seja das mais sérias. É claro que por esta lógica nenhuma empresa conseguiria novos clientes, pois ao iniciar com certeza não terá nada do que mencionei acima. Mas aí já passa a ser uma escolha sua.

7. NÃO FAÇA A ESCOLHA NA HORA

Uma das coisas que me desagradou mais neste encontro foi o fato de quererem que eu investisse no produto na hora. Para isso, colocaram-me um desconto caso eu aceitasse comprar o produto naquele momento (técnica bastante antiga). Isto faz-se para conseguir retirar algum raciocínio lógico ao possível comprador. Funciona mais ou menos como os descontos de supermercado: Nós podemos até nem necessitar muito daquele produto, mas como tem desconto sentimos a necessidade de aproveitar a oportunidade.
O meu conselho é que não o faça de cabeça quente. Vá para casa, pense em tudo o que lhe foi dito e pesquise o que falam da empresa na internet. Depois, se realmente for uma empresa seria, apenas invista se tiver algum dinheiro de parte. Tal como qualquer empresário freelancer, você necessita de pensar bem nos investimentos que vai fazer. No entanto, a tentativa de o vendedor me convencer a comprar o produto não terminou por aqui.
Depos de falhada a primeira tentativa, ele tentou me pressionar ainda mais:” Caso não aceite nas próximas 24 horas, só poderá voltar a entrar no nosso clube dentro de dois anos”. A minha resposta foi: “Vocês é que perdem”. Mantenha a sua posição firme e não se deixe influenciar. Warren Buffet analisa muito bem as empresas antes de comprar acções. Se ele é o homem mais rico do mundo e não gasta o seu dinheiro à toa, porque você havia de fazê-lo?

8. CUIDADO COM O ESQUEMA DE PIRÂMIDE

Com certeza você já ouviu falar do esquema de pirâmide. De um modo bastante simples, este “negócio” leva o interessado a fazer um pagamento com a promessa de que irá receber muito mais caso consiga angariar outros membros para a pirâmide. A grande falha está no fato de não se gerar dinheiro nenhum, mas sim apenas fazê-lo circular pelos vários membros. Como é óbvio, o esquema vai abaixo quando deixam de entrar novos membros. E mesmo enquanto dá certo, apenas quem está no topo acaba por ganhar.
No entanto, existe uma pequena diferença entre esquemas de Marketing Multinível e os de pirâmide. Uma maneira de saber se a empresa que você está conhecendo pertence a um ou a outro tipo de negócio, é saber se cerca 70% dos seus rendimentos são provenientes da venda do seu produto. Caso assim seja, ela é confiável e garante o negócio dos seus colaboradores. Caso contrário, acredite que mais tarde ou mais cedo, quando deixarem de entrar novos membros, o negócio irá cair.

9. NEGOCEIE O PREÇO

Outra das coisas que fiz para testar a capacidade do vendedor foi negociar o preço. Existe um fator nas negociações chamado “margem para descer”. Traduzindo: É a margem de valor do produto que os diretores admitim que os vendedores possam baixar. No meu caso, o preço do artigo era de 2950 euros. Depois de dizer que não, ele veio com a história das 24 horas e que se aceitasse nesse período, ficaria a pagar 2495 euros. Já tinha explorado a tal margem. Mas não fiquei por aqui. O próximo passo foi perguntar se não poderia vender o produto sem o comprar, pagando-o posteriormente com o valor das comissões. Quando fiz isso, foi me dada a hipótese de comprar apenas os mil euros do produto e depois pagar o resto com comissões.
O que quero dizer com esta história é que, mesmo que se decida a comprar o produto, negoceie o preço com o vendedor, pois ele tem sempre uma margem para descer. O primeiro preço nunca é o verdadeiro. E se ele não aceitar descer, esqueça. Afinal de contas aquilo para si é um investimento. Se não poder fazer naquele negócio, com certeza outros não irão faltar.

10. SERÁ TUDO ASSIM TÃO FÁCIL?

Algumas empresas gostam de mostrar apenas o lado positivo de tudo. Dizem que conseguirá um determinado número de clientes em pouco tempo. Geralmente mostram um quadro bastante interessante, no qual estão lá todas as multiplicações que podem fazer caso angariem um determinado número de interessados. É claro que isso é possível acontecer. Mas também acredito que isso apenas aconteça a uma minoria muito grande dos novos colaboradores. Portanto, quando vir esses números faça um análise intrínseca e veja se você acredita ter essas capacidades.

11. PROCURE AS FONTES DA INFORMAÇÃO

Se reparar com atenção, nas palestras são ditas frases como “este é o negócio que mais tem crescido no mundo inteiro” ou “é o melhor para pessoas que procurem mais algum rendimento”. Uma coisa que o jornalismo me ensinou foi sempre procurar as fontes de tudo. Por isso, fica uma questão no ar: Que análise terá feito este palestrante para poder fazer estas afirmações. Que estudo foi feito para saber que o negócio tem sido o que “mais cresceu no mundo inteiro” ou “que é ideal para pessoas que procurem novos rendimentos”? No máximo, poderá estar a falar da sua experiência pessoa. Devido a isto, duvide sempre quando lhe disseram este género de frases. São demasiado vagas para serem verdade.

12. OS ELOGIOS SÃO ARMADILHAS DISFARÇADAS

Mal me sentei na mesa para conversar, recebi imensos elogios do vendedor. Caso não estivesse já prevenido, o mais provável é que me sentisse tão confiante das minhas próprias capacidades que comprasse na hora o produto. Afinal de contas, segundo o vendedor eu tinha todas as condições para ter sucesso. Esta técnica é utilizada para você baixar as suas defesas. Especialmente se você estiver no grupo 1 (como referido acima) de pessoas que procuram este negócio, o mais provável é sentir uma injeção de adrenalina e naquele momento passar a acreditar em si novamente. Afinal de contas, é disso que você precisa no momento. Nessa altura, mantenha a calma e faça a sua própria análise.

AFINAL, O MARKETING DE REDE PODE FUNCIONAR?

A minha resposta é pode! Caso não acontecesse. grande investidores como Donald Trump ou Warren Buffet não teriam empresas deste género. Mas a verdade é que o mercado está cheio de empresas que fazem de tudo para ganhar dinheiro. Com estas dicas, penso que o leitor fica já “vacinado” contra empresas fraudulentas. Agora só depende de si!
E o leitor, já trabalhou com empresas de marketing multinível? O que achou? E as nossas dicas, serão úteis?
Abraço e boas vendas!
1 2

Autor: Luciano Larrossa

Blog do Autor | Artigos do Autor: Luciano Larrossa
Autor Exclusivo da Escola Freelancer. Licenciado em Comunicação Social. Jornalista. Escritor nas horas vagas. Apaixonado por Ténis e pela atividade física em geral.



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: