Como anda sua flexibilidade?

Equilíbrio de estilos


As mudanças no ambiente corporativo colocam frente a frente, e com frequência crescente, profissionais de igual status e poder. Eles precisarão negociar posturas e soluções por cujos resultados serão co-responsáveis. Dificilmente terão posições idênticas a respeito das questões-chave. Mas em contrapartida, somente a flexibilidade poderá equilibrar os diferentes estilos, abordagens e decisões em sincronismo com as oportunidades, desafios e objetivos do negócio.


A falta de flexibilidade torna os processos lentos demais para o mercado. Quando não há flexibilidade, instala-se sempre alguma forma de ditadura, seja ela hierárquica, intelectual, financeira ou política. E onde há ditadura, o trabalho em equipe está definitivamente comprometido, e consequentemente os resultados também. Afinal, sucesso é um esporte coletivo!


Na esfera individual, a ausência de flexibilidade traz perdas incalculáveis para a carreira de um profissional. Inflexibilidade significa conflito – externo ou interno. Uma postura inflexível prejudica seu relacionamento interpessoal, destruindo a qualidade e a quantidade de pessoas pertencentes à sua rede de relacionamentos. A ausência de flexibilidade diminui incrivelmente suas possibilidades de liderança à frente de equipes e projetos relevantes. Flexibilidade é o exercício da arte do “momentaneamente possível” e está na base da resiliência (capacidade de suportar pressões). Ser flexível é uma vantagem competitiva importante na construção de uma carreira vencedora.


Na esfera empresarial, a ausência de flexibilidade é o indício de uma patologia que conduz o negócio para os caminhos da autodestruição. É a falta de flexibilidade empresarial que impede as inovações e a capacidade de a organização aprender mais rápido que a concorrência – característica fundamental para se tornar uma empresa líder.


A inflexibilidade engessa a organização e gera uma atmosfera propícia para que se manifeste o lado mais sombrio da personalidade das pessoas. É preciso compreender que a falta de flexibilidade atua como fator irritante e afronta o talento e a dignidade das pessoas que não podem se expressar e contribuir mais efetivamente porque o sistema não permite.


No médio e longo prazo essa inflexibilidade vai tornando a empresa cada vez mais neurótica e, como consequência, sabota as possibilidades de realização de seus profissionais. Esse é um dos componentes mais significativos do estresse profissional e da síndrome de burnout (uma significativa perda da nossa funcionalidade enquanto indivíduos devido ao esgotamento e à exaustão de energia nos níveis físico, mental e emocional).


Um bom indicador do sucesso previsto para a carreira de cada um consiste em averiguar e aperfeiçoar o grau de flexibilidade. Na empresa, cheque se a sua prática gerencial e administrativa é efetiva na gestão da flexibilidade. Essa é uma missão que somente os mais competentes saberão priorizar. Possuir os melhores talentos pode não significar obter os melhores resultados. Esses dependem diretamente da qualidade e sinergia das interações entre as equipes.


Poder contar com melhor capital intelectual no futuro próximo depende de se propiciar o ambiente adequado para o desenvolvimento da flexibilidade e integração entre os profissionais. Essa é uma missão fundamental e deve ser foco da educação empresarial. Dedique-se a tornar pessoas, processos e percepções mais flexíveis. O futuro agradece!


“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.” [Lao Tsé]


Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.

Do, carloshilsdorf.com.br


1 2





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: