FALE EM PÚBLICO

COM CONVICÇÃO E AUTO-ESTIMA

Apontado com um dos maiores medos atuais do homem, a timidez e o pavor de falar em público causa nas pessoas embaraço dificuldade de relacionamento e problemas na vida profissional.
Conhecemos várias pessoas de diversos setores profissionais como:
Médicos, empresários, professores, magistrados, etc.., que não conseguem se expressar de forma natural e espontânea em função do pânico causado pelo excesso de timidez e pela inibição.
São incapazes de enfrentar platéias, discursar ou até mesmo falar para um pequeno grupo de pessoas.
Mas como surgem a insegurança, a timidez e o medo de falar em público??
Durante a formação do homem, ele recebe toda sorte de pressões e acumula nas suas complexas entranhas alguns dos fracassos e dissabores que a vida lhe oferece.
 Durante esse processo ele ouve coisas do tipo:
 “você não consegue”, “não será ninguém na vida”, “você é devagar”,” Não será capaz de...” e aí por diante.
Nasce então a falta de confiança e segurança nas suas potencialidades de sucesso principalmente para se apresentar diante de auditórios, dirigirem reuniões ou simplesmente conversar.
O medo, apontado por alguns autores como o maior inimigo do homem, constitui o gigante cujos tentáculos escravizam a vontade, limitam a criatividade, interrompem o desenvolvimento e o despertar das potencialidades-nasce com o homem e abraça-o por toda a sua vida.
Isso ocorre porque ao se comunicar, algumas pessoas o fazem com reputação e não com sua dignidade.
* Reputação na área da comunicação, significa a preocupação exagerada com os comentários que as pessoas podem fazer de nós, do nosso comportamento, da nossa forma de falar, do nosso jeito, o que elas vão pensar de nós... etc...

* Dignidade é o comentário que a nossa consciência faz de nós mesmos.
Ora,... Se eu me preparei, domino o assunto, porque devo exagerar em minhas preocupações sobre o que vão pensar de mim?

* Para você o que é mais importante: o que as pessoas pensam de você ou que a sua consciência pensa a cerca de você.??
Então o que acontece, é que quando muitas pessoas falam em público, seja numa rodinha de amigos numa pizzaria ou são responsáveis pela abertura de algum evento, ficam logo em pânico e quando chega o momento de falar, o fazem com reputação, ou seja, ficam pensando assim: “será que vão gostar de mim??, será que vão gostar do meu jeito? Será que vão me aprovar??, será, será, será...????

Estes pensamentos e esta postura ansiosa nos comprometem e nos põe para baixo. Devemos honrar, valorizar, respeitar nossos ouvintes e platéias, porém em primeiro lugar, devemos falar com dignidade, sabendo que somos capazes, estamos prontos e saber que ninguém ali deseja nos esfolar vivo nem nos prejudicar e que talvez não haja pessoas que conseguiriam estar no meu lugar nesta hora, então se sou eu, faço o melhor pensando em mim e ponto final.
Conheço muita gente que tem, por exemplo, medo e pânico de falar com seu gerente, diretor, chefe, em fim, são tomados por uma pressão tamanha que acabam sucumbindo.
Não conseguem expor suas idéias numa reunião, seminário, em função de que ali estarão pessoas hierarquicamente acima deles. Isso vai aos poucos nos apagando e vamos perdendo nossa identidade.
O antídoto para essas reações é apenas você desenvolver sua auto-estima, percebendo que você não está neste mundo por acaso, mas é alguém que nasceu para brilhar, nasceu para fazer a diferença e pensar que os outros precisam desesperadamente ouvi-lo, participar de suas idéias e aprender também como você.
Isso nos ajuda em muito na busca da nossa posição e desenvolvimento do nosso potencial como ser humano e comunicador.
                                                   Giovani Zanetta
Do Magnum



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: