Relacionamentos com os clientes são fundamentais para sua estratégia de marketing

Se eu pudesse lhe mostrar como aumentar suas vendas em 50% sem aumentar seu orçamento de marketing, você estaria interessado? Claro que sim, qual o profissional de marketing ou o dono da empresa que não estaria interessado? No momento em que tiver terminado este artigo você terá que descobrir como fazer isso.

Dedique alguns momentos com todos os arquivos de clientes inativos que você tem em seu armário. Os donos da empresa, muitas vezes cometem o erro oneroso de achar que foram clientes uma vez, serão sempre clientes ativos sem manter e desenvolver essa relação.

Um ano depois que o dono do negócio percebe o que aconteceu, o desaparecimento do cliente. Ele pode se perguntar: Por que não se ouve notícias deles? Será que eles saíram? Se sim, porquê?

Existem muitas razões para um cliente deixá-lo, mas o que você vai ouvir com mais freqüência são:

* Ele sentiu que o seu preço era demasiado elevado ou desleal.
* Ele tinha uma reclamação não resolvida.
* Ele teve uma oferta de concorrentes.
* Ele saiu porque sentiu que você não se importava com ele.

Quando você considera que as duas últimas razões compõem a maioria da razão pela qual um cliente deixa de usar o seu serviço ou comprar o seu produto - pode ser uma “pílula” difícil de engolir. Porém, uma pílula útil que ocasionará uma movimentação de comportamentos em pró de um crescimento significativo da empresa.

Depois dessa constatação do cliente inativo porque sentiu que você não se preocupou com ele e o seu concorrente sim. Esse gosto amargo faz sentido quando se considera que o cliente muitas vezes compra o seu produto ou o seu serviço por terem desenvolvido um relacionamento com você, ou que possuía um outro produto seu ou um serviço, ou ele foi encaminhado para você por um amigo, sócio, ou alguém que te conhece.

O que muitas vezes acaba acontecendo é que as empresas gastam 80% de sua verba de marketing indo atrás de novos clientes ao invés de nutrir, reter e manter o relacionamento com os clientes que a empresa já têm.

Antes de gastar seu tempo e dinheiro indo atrás de novos clientes e clientes que atualmente já têm um relacionamento com a empresa, considere as seguintes estatísticas:

* Utilize o seu tempo com os seus antigos clientes.
* Existem chances de 107% maiores de um cliente antigo repitir a compra do que um cliente novo.
* Custa seis vezes mais vender algo novo para clientes prospectados do que vender a mesma coisa para um cliente antigo.

Se você perceber como vale muito mais a pena investir nos seus clientes antigos, na construção, na consolidação e no desenvolvimento dos relacionamentos com os clientes do que utilizar a maior parte desse tempo e verba para prospectar clientes novos. Você poderá se surpreender com o resultado deste investimento.

Muitas vezes não percebemos que esses clientes antigos podem ser muito mais que apenas clientes, eles também serão prospectores de novos clientes para você, pois como confiam no seu produto ou no seu serviço, consequentemente poderão te indicar com muita facilidade, até mesmo porque conhecem muito bem as pessoas éticas e o produto de vocês.

Isto não é tão difícil quanto você pensa. A construção desses relacionamentos significa apenas tratar os seus clientes e os clientes novos como se eles realmente fossem os seus parceiros estratégicos e mostrando-lhes que você realmente se preocupa com eles.

É importante tentar satisfazê-los com os produtos e serviços, apoiado pela promoção direita e disponibilizá-lo na hora certa e local. Os clientes podem facilmente detectar a indiferença e a falta de sinceridade e simplesmente eles não irão tolerar isso. A lealdade do cliente é um desafio a longo prazo que você precisa se focar e reforçar para que possam crescer de “mãos dadas”.

Enquanto uma empresa em crescimento precisa constantemente captar novos clientes, ela também precisa lembrar que o foco e a prioridade deve ser em agradar a sua base de clientes já existentes.

As empresas que falham em nutrir e manter a sua clientela, em última instância falhará. Você também vai gastar o dobro para conseguir novos clientes, enquanto que na manutenção dos clientes você não gastará tanto tempo e nem tanta verba. Se você não pode nutrir, sustentar e satisfazer seus clientes antigos você também terá uma capacidade limitada na hora de atrair novos clientes.

O ponto chave é que uma das componentes essenciais em marketing e crescimento do negócio é passar a maior parte do seu tempo em se esforçar a nutrir relacionamentos saudáveis e prazerosos com os seus clientes, de modo a potencializar o seu negócio e consequentemente de seus clientes. Sendo assim é possível uma retroalimentação, onde você ganha com o seu cliente antigo a confiança dele, o crescimento dele, e também ganha o seu crescimento, pois eles serão propagandas do seu negócio em potencial muito maior do que uma mera propaganda. Afinal de contas ele já conhece a empresa, e o negócio da empresa.

Esta é uma estratégia que você vai passar para a frente para aumentar suas vendas em 50% sem aumentar o seu orçamento.

Agora levanto mais uma questão interessante a se pensar: E como você está tratando o seu maior combustível interno, o ouro da sua empresa? Os seus funcionários?

Aqui também cabe uma outra questão: Como são seus relacionamentos familiares, e os seus relacionamentos pessoais?

Pare e pense, será hora de uma modificação no seu comportamento e na sua visão geral de olhar o mundo por uma outra perspectiva? Será que você pode ser feliz no seu trabalho e não ser feliz nas suas relações pessoais e vice versa?

Fonte:psicologianaatualidade




O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: