Com tecnologia menos barulhenta, ônibus elétrico é testado no Brasil

São Paulo e Rio de Janeiro serão as próximas cidades a testar essa novidade nos meios de transporte.

Uma novidade nas ruas do Brasil: o ônibus elétrico.
j
O ônibus já está sendo usado na Inglaterra, na Suíça e no Canadá. Agora, vai ser testado em três cidades brasileiras. Em Curitiba, o teste acontece em uma das linhas mais longas e movimentadas da cidade. Depois, será testado em São Paulo e Rio de Janeiro.
A nova tecnologia é bem menos barulhenta. O ônibus tem dois motores. Um a diesel, que funciona com o ônibus em movimento. Outro elétrico, que é acionado quando o motorista freia e nas arrancadas. O passageiro percebe a diferença quando o ônibus para. A impressão que a gente tem é a de que ele foi desligado. Mas não. É o motor elétrico que não faz barulho.
Como o motor a diesel só é usado quando o ônibus anda a mais de 20 km/h, a economia de combustível pode chegar a 35%, segundo o fabricante.
E o uso do motor elétrico nas freadas não é por acaso: uma pesquisa mostra que os ônibus convencionais passam até metade do tempo de operação parados no trânsito, lançando gases poluentes. Como o motor elétrico não solta fumaça, a quantidade de gases tóxicos emitida pelo novo ônibus é até 90% menor.
“Creio que as grandes cidades do mundo todo estão buscando soluções energeticamente melhores”, conta o engenheiro Luis Carlos Pimenta.



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: