Conheça o perfil dos vendedores bem sucedidos

Especialista identifica características comuns que vendedores bem sucedidos têm em sua grande maioria


Por Fábio Bandeira de Mello
Do administradores
Realizar boas negociações e ter sucesso nas vendas são pontos vitais para o crescimento de qualquer empreendimento. Nesse sentido, ter profissionais certos para ocupar esses postos se torna imprescindível.

Algumas características são comuns entre os vendedores bem sucedidos. Uma dessas virtudes está em lidar com pessoas de forma natural, autêntica e sincera. Outro atributo de extraordinária importância está na capacidade de comunicação do profissional. Nesse sentido, é preciso atento sobre o que o cliente realmente deseja, ouvi-lo com atenção e falar com segurança. Isso ajuda na interação e contato com o consumidor.

No entanto, quando trata-se de perfil comportamental do vendedor de sucesso, alguns pontos variam conforme as necessidades do mercado, do produto e do perfil da empresa. O comportamento do vendedor e a abordagem com o "cliente" será diferente entre, por exemplo, os que atuam com o telefone, atrás do balcão de uma loja, através da internet ou dentro de uma sala de reunião.

Combinar o tipo de atendimento a ser desenvolvido, de acordo com o perfil do cliente, é tão importante quanto investir no aprimoramento dos conhecimentos. Entender essas diferenças de mercado na rotina das vendas é fundamental para manter o perfil de sucesso sempre atualizado. Com isso, o bom profissional acumula experiência, cresce e aprende sempre.

Edson Rodriguez, especialista em gestão comportamental e vice-presidente da Thomas Brasil, identificou algumas outras características comuns entre vendedores bem sucedidos. Confira:

· Conhecimento do produto, do cliente, do mercado e das técnicas de venda - são as características técnicas necessárias ao desempenho da função. Representam a informação que pode ser aprendida pelo vendedor em processos de treinamento ou pela experiência.

· Cultura geral, nível cultural adequado - compreende as características mais gerais como o nível de escolaridade, conhecimento de outras línguas e outros cursos de aperfeiçoamento;

· Abordagem e perfil comportamental adequado - o estilo comportamental do indivíduo, sua forma de agir, de se comunicar, ou seja, como ele preenche as atividades inerentes à função de vendas. Qual seu estilo comportamental, ou ainda, como se utiliza dos dois itens anteriores para ser bem sucedido. 
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