Entenda o que é a camada pré-sal de petróleo

Governo quer evitar que os lucros com a exploração fiquem só com as petrolíferas

R7

O pré-sal é uma área de 800 km entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, localizada abaixo do leito do mar, a uma profundidade de 7.000 metros. Essa área engloba três bacias sedimentares: Espírito Santo, Campos (RJ) e Santos (SP). De acordo com a Petrobras, o petróleo do pré-sal é de melhor qualidade do que o das outras camadas porque está numa reserva de alta temperatura e livre da ação de bactérias.
 
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, que é o principal, e está localizado na Bacia de Santos. As estimativas são de que Tupi conta com reservas gigantes, podendo colocar o Brasil entre os grandes exportadores de petróleo do mundo. Segundo a Petrobras, esse campo tem uma reserva estimada entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

Para se ter uma idéia, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil somaram 13,920 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em 2007. Considerando toda a camada do pré-sal, as estimativas apontam que a área pode abrigar cerca de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. Durante anos, o Brasil teve como meta apenas produzir petróleo suficiente para atender o consumo nacional.

A Petrobras não sabe exatamente a quantidade de óleo e gás que pode ser extraída de cada campo do pré-sal, nem quando essa exploração começará a render lucros para o Brasil. Por isso, o governo pretende retomar os leilões de concessão de exploração de petróleo no país apenas para as áreas localizadas ao redor do pré-sal, ou seja, localizadas em terra e em águas rasas. A licitação de exploração de áreas localizadas em águas profundas ainda não está em discussão porque o governo pretende, antes, implantar regras para exploração de petróleo nas áreas do pré-sal e definir o destino dos recursos provenientes dessa atividade.

Como o pré-sal tem potencial de geração de riqueza muito grande, o governo quer que os lucros obtidos com a exploração do petróleo não fiquem apenas com as empresas petrolíferas, mas que retornem de alguma forma para a sociedade. 



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: