Google solta Navigation e busca por voz

Google solta Navigation e busca por vozFerramenta possibilita navegação pelas ruas em tempo real, dispensando serviço de GPS


 O Google anunciou hoje seu aplicativo Google Mobile App para o Brasil, que traz o Maps Navigation, serviço de navegação gratuita da empresa para aparelhos com Android 1.6 e superior. E também uma Pesquisa por Voz, para usuários de iPhone e Android 2.1 ou superior.

Com o Navigation, usuários não precisarão de um aplicativo ou serviço de GPS físico para fazer a navegação pelas ruas em tempo real. O aplicativo possui sincronia com o Street View e fornece informações sobre as condições do trânsito em tempo real.

A tecnologia utiliza a rede 3G ou EDGE para conectar-se ao banco de dados online, permitindo cerca de 20 funções que só são possíveis devido a essa conexão em nuvem. O Navigation cria rotas com comandos de voz, dando estimativa de tempo de percursso considerando dados sobre o trânsito.

Para utilizar o Navigation, basta ter uma versão do sistema Android 1.6 ou superior e já ter instalado no aparelho o aplicativo Google Maps (a função também irá rodar em tablets com Android). Hugo Barra, diretor mundial para dispositivos móveis do Google, explicou que o aplicativo utiliza uma tecnologia de vetores e que mesmo perdendo o sinal durante a rota, é possível ainda acompanhá-la.

"A tecnologia desenvolvida permite que apenas dados exatos daquela pesquisa sejam passados ao usuário, para deixar a navegação mais rápida. Mesmo perdendo o sinal o sistema trabalha com cache até certo limite. Por exemplo, uma rota feita que tenha 20 Km de distância utiliza apenas 200 KB de dados, e você ainda consegue visualizar o Street View e receber a guia por voz", completa Barra.

A empresa divulgou também um novo serviço de busca por meio de voz apenas para usuários de iPhone e Android, nas versões 2.1 e superior. A Pesquisa por Voz vai permitir fazer buscas gerais, obter previsões do tempo, pesquisar agenda de cinemas, resultados de jogos, rotas, vídeos no YouTube, todos por comando de voz.

Este serviço já está disponível há um ano nos Estados Unidos, onde já detém mais de 25% dos modos de buscas realizados no Google. E somente agora chega ao Brasil, que inclusive é o primeiro país da América Latina a receber o programa. Por enquanto o serviço está disponível em apenas 13 linguas, entre elas o português.

O motivo da demora para a Pesquisa por Voz chegar ao país foi justificada por ser um processo trabalhoso, que requer captar um grande número de dados linguísticos devido as variedades culturais e diferentes sotaques presentes em nossa lingua. "No Brasil contabilizamos mais de 12% de erros ortográficos digitados nas buscas, portanto também tivemos que desenvolver uma tecnologia para corrigir automaticamente esses termos em cada língua", explica Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil.

Para chegar ao país funcionando de forma correta foi preciso analisar as buscas mais feitas pelos brasileiros no Google, fornecendo um total de 100 mil "tokens", conjunto de palavras ou trechos. Mas o Google garante que mesmo se o sistema não reconhecer algum comando, isso fica registrado e o software assim vai se aprimorando.

O Google Mobile App também contará com recursos adicionais, como o Meu Local, que dará resultados de estabelecimentos próximos à localização do usuário (como farmácias e pizzarias) e o Suggest, que fará a sugestão de estabelecimentos comerciais, como postos de gasolina.

O Google afirma que mais de 22 fabricantes entre 49 países (em mais de 59 operadoras) utilizam o sistema Android. E sua nova versão 2.2, conhecido como Froyo, chegará ao Brasil através do smartphone Motorola Milestone 2, que também foi anunciado suas vendas a partir da próxima semana, pelas operadoras Vivo e Tim (preços a partir de R$ 1.699, desbloqueado).

Para usar o serviço, o usuário terá que fazer o download do aplicativo Mobile App, disponível no endereço m.google.com.br ou www.google.com/mobile.

O novo recurso de navegação do Google já está sendo testado no INFOlab. Acompanhe em breve mais informações sobre o teste.

Vinicius Aguiari, de INFO Online e Monica Campi, de INFO Online



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: