Juiz decide se Tiririca fará teste para comprovar que sabe ler e escrever


Foto: DivulgaçãoSe juiz pedir teste, Tiririca terá de ler e escrever na frente do magistrado

Se juiz pedir teste, Tiririca terá de ler e escrever na frente do magistrado

Samanta Dias eband

brasil@eband.com.br



O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, irá determinar se haverá a necessidade de o deputado federal eleito por São Paulo Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PR), fazer um teste para comprovar se é ou não analfabeto.

A decisão deve ser tomada na próxima semana, já que Tiririca tem até o dia 23 de outubro (sábado) para apresentar à Justiça Eleitoral documentos que comprovem sua alfabetização.

Com a defesa do deputado eleito em mãos, o juiz pode decidir a situação de Tiririca com base nela ou pedir para que ele prove, por meio de teste, que sabe ler e escrever.

Para o promotor do Ministério Público Maurício Antônio Ribeiro Lopes, que assina a representação contra Tiririca, se o juiz decidir pelo teste, ele deveria ser baseado em um trecho da Constituição Federal, a ser lido e escrito pelo humorista.

"Como ele terá de lidar necessariamente com a lei e com a formulação de legislação em sua carreira política, me pareceu óbvio este formato", argumenta o promotor. Lopes sugeriu formalmente ao juiz que o teste seja feito desta maneira.

Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a realização de exame para comprovar a alfabetização de candidatos é comum principalmente nas eleições municipais.

No entanto, explica a assessoria de imprensa do tribunal, quem define como será o formato é o juiz, que pode pedir, por exemplo, para que a pessoa apenas escreva seu próprio nome.



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: