O que te faz seguir alguém no Twitter?

Como twitter, tem sido uma ferramenta poderosa, achei esta pesquisa interessante, de uma lida! Alex monteiro

Resultado da pesquisa “o que te faz seguir alguém no Twitter?”

Por Gabriel Galvão, www.pontomarketing.com
O que é que te faz seguir um determinado perfil no Twitter? E o que te faz ser seguido pelos outros? Como você busca os perfis para seguir? Essas são algumas das perguntas da pesquisa que fizemos recentemente no Twitter para analisar uma parte do comportamento das pessoas que utilizam a ferramenta. Queríamos juntar 100 participantes, mas resolvemos finalizar a pesquisa com 63 pessoas. Vamos aos resultados:

Quais são os critérios que você utiliza para seguir alguém?

A pergunta permitia escolher mais de uma resposta. 98% disseram que o principal critério para seguir alguém é ter interesse em suas postagens. Já 97% das pessoas disseram que seguem porque os links fornecidos pelo perfil seguido são úteis para sua vida pessoal e profissional. 62% afirmaram seguir perfis de tweets engraçados ou estimulantes. 59% seguem porque o perfil é seu colega de empresa ou de profissão. Apenas 3% afirmou seguir perfis que pedem para ser seguidos e outros 2% disse seguir pessoas que têm muitos seguidores ou na esperança de ser seguido em troca.

Quais são suas formas de buscar perfis para seguir?

Outra pergunta que permitia mais de uma resposta por pessoa. A maioria das pessoas, 68%, afirmou analisa as pessoas que estão as seguindo para saber se são interessantes de serem seguidas também. 60% disse pesquisar perfis por profissão e somente 10% disse pesquisar perfis por localidade.

Qual é o principal critério que você acha que as pessoas levam em consideração para te seguir?

A pergunta permitia apenas uma resposta. 48% acha que é seguido por postar tweets interessantes. Já 24% acham que são seguidos principalmente por pessoas que já as conhecem pessoalmente. Outros 19% suspeita ser seguido por postar novidades sobre seu setor.

Considerações sobre os resultados:

  • Postar coisas que despertem o interesse nas pessoas, de acordo com a pesquisa, é a forma mais eficiente de fazer outros te seguirem. Aliando isso a links úteis, a eficiência aumenta. Ressalta-se o detalhe de que “interesse” significa atrair a atenção de pessoas que têm hábitos, costumes e objetivos semelhantes aos seus. Indivíduos podem ser interessantes em qualquer setor, seja contando piadas ou falando sobre velórios. A quantidade de pessoas que se interessam também varia, portanto a questão “ser interessante” é bastante relativa. Ainda de acordo com as respostas, nunca peça para ser seguido;
  • O fato das pessoas pesquisarem os perfis por profissão bem mais do que por localidade indica que o que vale primordialmente é o interesse no que é postado, independente de onde venha a postagem. É um ponto positivo, mas ao mesmo tempo é negativo: quanto menos as pessoas conhecem perfis que moram próximas a elas, menos há a possibilidade de conhecê-las pessoalmente. Pesquise mais por perfis da sua cidade e troque ideias, quem sabe daí não nasce uma amizade verdadeira ou uma parceira de negócios?
Há outro aspecto a ser analisado na pesquisa: perguntamos o que significa “conteúdo relevante” para as pessoas. Como a resposta era aberta, muita coisa interessante foi dita e elas rendem um artigo à parte. Sendo assim, aguarde pela segunda parte da análise dessa pesquisa. Muito obrigado a todos que participaram!



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: