Globo fatura R$ 7,5 bilhões em publicidade em 2010

Alta de 23% em relação a 2009 foi registrada em balanço publicado na quinta-feira (31)

A Globo Comunicações e Participações S/A publicou nesta quinta-feira (30) o balanço financeiro relativo ao quarto trimestre de 2010 e o consolidado do ano. A Receita Líquida total com vendas, propagandas e serviços das empresas do grupo em 2010 alcançaram R$ 10,4 bilhões, contra R$ 8,386 bi do exercício anterior, crescimento de 23%. Só em publicidade foram R$ 7,5 bi, sendo o restante faturado em conteúdo e programação com  R$ 1,8 bi, outros serviços R$ 625 milhões e Net Serviços R$ 343 mi.
No último trimestre de 2010 a receita com publicidade foi de R$ 2,08 bilhões, crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2009, com R$1,9 bi.

O faturamento bruto do grupo alcançou os R$ 4,8 bilhões, contra os R$ 3,41 bi do ano anterior. A Globo Comunicações e Participações S/A abriga a Rede Globo de Televisão, Canais Globosat, Globo.com, TV Globo Internacional, Globo Filmes, Som Livre e Editora Globo e teve lucro líquido de R$ 2.7 bilhões, bem acima dos R$ 1,9 bi de 2009. O total do patrimônio do grupo, incluindo títulos, valores mobiliários, e direitos de exibição e transmissão é de R$ 11,4 bilhões. Em 2009 era de R$ 9,94 bi um crescimento de 19%.


O Ebtida (lucro antes do pagamento de juros e impostos) foi de R$ 2,4 bi registrando crescimento de 63% quando comparado o de 2009. No quarto trimestre de 2010 o Ebtida chegou a R$ 523 milhões, com alta de 88% comparado ao mesmo período no ano anterior. Em 2010, a dívida total do grupo cresce para cerca de R$ 1,09 bilhão.

O balanço não informa os números do Sistema Globo de Rádio, Valor Econômico e Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso), que não integram a Globo Comunicação e Participação.
No mercado de TV paga (cabo, satélite e DTH), em dezembro a Globo cresceu 31% em relação ao mesmo mês em 2009, mesmo com a venda de 18,9% de sua participação, junto à subsidiária Distel, da Sky Brasil por R$ 1,024 milhões, restando agora uma fatia acionária correspondente a 7% no negócio.

A performance de audiência na Tv aberta no último trimestre de 2010 também foi divulgada, e ficou em média de 44% de participação no ranking no período de 7 horas da manhã até o meio dia, e 49% na faixa de seis horas da tarde até a meia noite, de acordo com dados do Ibope.
Por Perla Rossetti - propmark


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: