Google lança “Person Finder” no Japão

Serviço ajuda a reconectar pessoas após grandes catástrofes

Para ajudar as vítimas do terremoto no Japão a encontrar parentes e conhecidos, o Google lançou uma versão especial de seu serviço “Person Finder”, um buscador de pessoas (O endereço é http://japan.person-finder.appspot.com/?small=yes). O site funciona como um diretório e mural em que pessoas podem postar mensagens de que estão bem ou encontrar pessoas. Pode ser embedado em outros sites e em redes sociais para conquistar o maior alcance possível. Também há informações atualizadas permanentemente sobre a tragédia no site http://www.google.com/crisisresponse/japanquake2011.html.
O sistema demonstrou sua eficácia a partir do bloqueio de linhas telefônicas após tragédias, cortando o contato direto entre pessoas. Nas primeiras horas de funcionamento do serviço, houve registro de mais de 4 mil conexões.
Não se sabe ainda a extensão do desastre no Japão, mas é provável que milhares de pessoas fiquem desabrigadas ou necessitem de ajuda para encontrar parentes. O Person Finder foi criado para ajudar a resolver um problema freqüente após grandes catástrofes, quando várias agências, ONGs e serviços de informações passam a recolher e prestar informações sobre vítimas de maneira desordenada. O serviço já foi utilizado no recente terremoto na Nova Zelândia. Mas foi usado pela primeira vez no terremoto do Haiti em janeiro de 2010, já com aprimoramentos a partir da experiência com o furacão Katrina, em Nova Orleans.
De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), este vem a ser maior terremoto já registrado no Japão e o 7° maior da história mundial. O tremor ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa. Na quarta-feira, um tremor de 7,3 foi registrado na mesma área.
Os endereços do Twitter do @google and @googlemaps estão divulgando informações sobre o progresso da Tsunami e os links do Google Maps estão mostrando as regiões onde ela pode chegar. A divisão YouTube do Google também está coletando a partir do CitizenTube (http://www.youtube.com/citizentube) vídeos de cidadãos comuns registrando a tragédia.

Por Claudia Penteado -.propmark.com.br


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: