Como anda sua flexibilidade?

A flexibilidade, quando compreendida e praticada, torna-se uma das melhores estratégias de sobrevivência na vida e nos negócios. Ser flexível é um poderoso diferencial na busca da concretização de objetivos. É clássica e muito apropriada uma máxima do pensamento taoísta que anuncia que, em noites de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar, enquanto as finas e flexíveis se curvam e deixam o vento passar…
flexibilidade

Hoje, o mundo dos negócios é o dos ventos fortes, das turbulências. Sem flexibilidade nenhuma estratégia terá poder suficiente para evitar graves rupturas. Ser flexível é fundamental em todas as fases da carreira.

No período como estagiário ou trainee, em momentos de job rotation, cada talento deverá adequar-se a diferentes tarefas e departamentos, e o grau de flexibilidade poderá determinar a efetivação. No âmbito gerencial, ser flexível é condição para tornar o trabalho uma fonte de prazer e realização profissional e pessoal, adaptando as práticas organizacionais às constantes mudanças de cenário. Já na presidência de uma organização multinacional, é a flexibilidade que permitirá decisões e estratégias adequadas às particularidades de cada país.

Nosso processo de flexibilização está sujeito às diversas nuances apresentadas pelas diferentes fases do nosso amadurecimento. Em geral, colecionamos tensões, traumas e conflitos que se tornam “excesso de bagagem” e prejudicam a expressão de uma maior flexibilidade. Muitas vezes somos inflexíveis na ingênua tentativa de defender nossas crenças e valores. Se por um lado os traumas e conflitos nos enrijecem, por outro vão, aos poucos, nos conscientizando, por meio dos problemas que criam, da importância de aprendermos a ser mais flexíveis!

Em um mercado altamente competitivo, exigente e sedento por inovações, somenteuma postura flexível nos permitirá a agilidade e adaptabilidade necessária à longevidade dos negócios. Sem flexibilidade, a gestão da mudança – hoje o motor do sucesso organizacional – fica inviabilizada e o apego ao passado torna dificílima a construção do futuro!

1 2



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: