12 dicas para não ser enganado por “empresas” de Marketing de Rede

Ontem tive o prazer de assistir, a convite de uma amiga minha, a uma palestra sobre uma empresa que promove o marketing de rede. Aceitei o convite apenas pela curiosidade, visto que já tinha lido e ouvido falar muito sobre este esquema de negócio, queria saber como ele funcionava ao vivo e ver o modo como eles tentam recrutar pessoas. Antes que comece a leitura deste artigo, gostaria de deixar bem claro que não trabalho nem nunca trabalhei com este género de negócios. Por isso, não vou dizer aqui se deve investir ou não nele. Isso já depende de si.
12 dicas para não ser enganado por “empresas” de Marketing de RedeContudo, e depois de passar por esta experiência, vou deixar-lhe alguns conselhos. Quero demonstrar ao leitor como agi nesta situação e os cuidados que deve ter quando vai a palestras ou conhece empresas que estejam relacionadas com o marketing de rede. Não estou a dizer que não deva entrar neste negócio. Se ele ainda existe, é porque realmente muitas pessoas ainda ganham dinheiro com ele e porque tem condições para crescer. Mas quero deixá-los aqui alguns avisos, pois cada caso é um caso e nem todas as empresas são, de fato, confiáveis. Além disso, você tem determinadas características que se podem ou não, adequar a este género de negócios. Mas se você se interessa pelo ramo das vendas, aconselho a ler esta sequência de artigos:



QUE TIPO DE PESSOAS ELES PROCURAM?
Ontem verifiquei que as pessoas que divulgam o marketing de rede procuram, geralmente, três tipos de pessoas:
  • Os que estão sem esperanças no futuro: Pessoas que já não têm nada e vêem no marketing de rede uma esperança para saírem do “buraco”, principalmente pela ideia de facilidade que algumas empresas parecem querer passar;
  • Os que querem mais rendimentos: Estão normalmente insatisfeitos com os atuais rendimentos. Apesar de terem um emprego fixo, querem ter algo mais no final do mês e vêem este negócio como um part-time;
  • Os que querem mudar de emprego: Não gostar do que se está a fazer e querer trocar de ramo de negócio também leva muitas pessoas a optarem pelo marketing de rede. Pelo menos na fase inicial, estes são os mais motivados para trabalhar.
Agora que já sabe que tipos de pessoas os empresários de marketing de rede procuram, está na hora de saber qual destas pessoas você é. Eu apenas aconselho a você não entrar neste negócio se pertencer ao primeiro grupo. Isto porque acaba por ser um negócio bastante arriscado e quem não tem nada, poderá ficar com muito menos caso o investimento não tenha o resultado esperado. Só o aconselho a experimentar o marketing multinível caso esteja numa das outras duas situações. No entanto, e mesmo que este seja um dos seus casos, precisa de ter em atenção alguns pormenores.
Tal como qualquer outro negócio de freelancer, existem alguns perigos que estão ligados a este investimento. Mas acima de tudo, tem que ser capaz de verificar se esta empresa que o está a contactar é séria, pois com certeza já viu casos de pessoas que foram enganadas por este género de esquemas. Para que isso não aconteça ao leitor da Escola Freelancer, vou-lhe deixar abaixo doze cuidados que deve ter quando participa neste género de iniciativas:

1. O STOCK

É o que mantém algumas empresas do mercado ainda abertas. Ou seja, dizem-lhe para investir no negócio, que necessita de comprar vários produtos que assim irá poupar dinheiro e conseguir ter margens de lucro maiores. Nada disso. Quando uma empresa de marketing multinível o contactar, a primeiro coisa que deve fazer é verificar se é necessário stock ou não. Se for, não aceite. Aconselho-o a ter esta atitude porque, além de ser este um dos esquemas de sobrevivência de muitas “más” empresas, na fase inicial você também não percebe muito de vendas e o mais provável é que faça investimentos errados, levando-o a perder dinheiro. Comercialize apenas produtos que não necessitem de ser compradas várias quantidades e que de preferência não sejam físicos.

2. ATENÇÃO AO DINHEIRO QUE INVESTE

Quando cheguei ao final da sessão, tive uma pequena reunião com um “gestor”, que tentou mevender o produto. Como eu disse logo que não aceitava, foi me feito a pergunta que leva muitas pessoas a fechar o negócio: “Quanto dinheiro é que tem disponível para aplicar no negócio?”. Neste momento, acredito que muitas pessoas aproveitem o pouco dinheiro que têm colocadas de parte para investir. O meu conselho é que não o faça. Como referi no meu artigo das 12 dicas sobre finanças pessoais, referi que 5% do valor que receber deve ser aplicado em investimentos. Portanto, arrisque só a sua entrada em empresas deste género se realmente tiver este valor para investir. Caso contrário, diga que não.

3. NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR POR PALESTRAS MOTIVACIONAIS

Se eu não conseguisse “descodificar” tudo o que foi feito e dito naquela palestra, acredite que possivelmente sairia de lá como a pessoa mais motivada deste mundo, tal como aconteceu com 90% das pessoas que estavam naquele auditório Mas o que estas pessoas estão apenas a conseguir chama-se motivação emocional. Ou seja, alguém diz coisas fantásticas a você e com isso a sua moral levanta, deixando a desmotivação no trabalho e passando a acreditar que é possível vencer com este esquema. Mas este género de motivação tem um problema: Com o tempo você acaba por perde-la. Quando isso acontecer, você voltará para baixo e ficando novamentedesmotivado no trabalho como freelancer.
A motivação correta chama-se motivação racional. Esta é aquela que parte de si. Que está presente no seu dia-a-dia. É este género de motivação como freelancer que o leva a aumentar a produtividade ou a fazer as tarefas em metade do tempo. Quando vir uma palestra deste género, fique atento a todos os pormenores e “traduza” bem o que a outra pessoa está a dizer.

4. ACREDITE NAQUILO QUE ESTÁ A FAZER

Se você decidir investir neste género de negócio, é importante acreditar que o produto que está a publicitar faz realmente a diferença. Tal como qualquer outro negócio de freelancer, você necessita de crer naquilo que está a comercializar, caso contrário nunca conseguirá ser um excelente vendedor e levar os seus clientes a acreditarem em si. Realizar a si mesmo a pergunta “Eu compraria este produto mesmo não recebendo comissões?”, conseguirá retirar algumas das suas dúvidas. Se a sua resposta for não, pense duas vezes antes de se iniciar no marketing de rede.
1 2



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: