Disciplina é a chave do sucesso!

Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras  e padrões, e que este fato lhes tira a liberdade. Será verdade?

Essa crença vem da infância, quando os pais educavam seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, era dito que eles estavam “disciplinando-os”.
É preciso mudar essa crença urgentemente.
Num mundo competitivo, como vivemos atualmente, ser disciplinado é questão de sobrevivência.


Poderia estar escrito em nossa bandeira: “disciplina e progresso”, o que acha? Infelizmente esta palavra está associada à punição ou a dor de ter que se esforçar.
Vamos refletir a respeito disso: O lugar onde você está hoje em sua vida, seu rendimento, seu relacionamento, a casa onde mora, o carro que dirige tudo isso é reflexo de decisões do passado.


Tomamos decisões a todo instante em nossas vidas.
E esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso sucesso ou não.
A disciplina serve para direcionar essas decisões, para que elas não fiquem ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina!
O Japão é um país que teria todas as desculpas do mundo para ser, ainda hoje, uma nação derrotada.


Em apenas 50 anos eles tornaram-se uma das grandes potências mundiais devido a sua filosofia chamada KAIZEN: “Ser melhor hoje do que ontem e melhor amanhã do que hoje – Melhoria constante e incessante”.


Para isso é necessário disciplina? Pode apostar que sim!
O Exército Brasileiro é uma das instituições mais respeitadas em nosso país. Pensamos em confiança, lealdade, honestidade e integridade quando falamos das forças armadas.  Para conquistar essa posição é necessária a disciplina.


É importante trazer isso para sua realidade de vida e conscientizar-se que a  disciplina é um conceito libertador.
A disciplina para conversar com você mesmo de uma forma positiva diariamente, para ler, para se associar a pessoas bem sucedidas, para cuidar da sua saúde praticando uma atividade física, para planejar suas metas e objetivos é realmente o caminho mais curto para o sucesso.


Analise as seguintes metáforas:
Um trem fora dos trilhos é livre! Mas não consegue ir a lugar nenhum, mas um trem sobre o trilho, ou seja, um trem “disciplinado” consegue se locomover pelo mundo. A disciplina do trem é o trilho!
Um navio sem bússola deve navegar sempre próximo à costa, ou seja, “preso” à costa. Com bússola ele navega para qualquer lugar dos sete mares!


Um automóvel com volante vai para qualquer lugar, no entanto ele precisa  “dessa disciplina” para ser livre. Por isso mesmo o volante é popularmente conhecido como “direção”.
Convido você a fazer uma experiência por apenas 5 dias:
Toda noite escreva as atividades para o dia seguinte. Isso vai exigir esforço e disciplina!
Porém a sensação de riscar cada atividade realizada é muito poderosa e fortalecedora.
Experimente e avalie por si só os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal.


Você não tem nada a perder e muito a ganhar.
Está na hora de utilizar uma “bússola” em sua vida.
Tenho certeza que o resultado de uma experiência simples como essa fará com que você invista mais em se tornar uma pessoa disciplinada e conseqüentemente alguém em direção a realização dos próprios sonhos.

Rodrigo Cardoso, www.rodrigocardoso.com.br



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: