Levantamento ouviu 1450 consumidores e avaliou 7 segmentos
Ter presença digital é uma necessidade cada vez mais indispensável para qualquer negócio que quer se estabelecer ou garantir sua sobrevivência além do mundo offline. Pensando nisso, uma pesquisa do Grupo Troiano de Branding, o Ibope Inteligência e o e-Bit procurou identificar as empresas que, na opinião dos consumidores, detém o mais evoluído DNA digital.
Os organizadores submeteram aos 1450 entrevistados sete categorias de produtos e sete marcas, todas elas nascidas muito antes da era digital. As categorias pesquisadas foram: automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e vestuário/moda.
Os três primeiros colocados de cada categoria foram:
- Automóveis: 1º FIAT, 2º Volkswagen, 3º Chevrolet ;
- Bancos: 1º Itaú, 2º Banco do Brasil, 3º Bradesco;
- Bebidas alcoólicas: 1º Skol, 2º Johnny Walker, 3º Smirnoff;
- Eletrodomésticos: 1º Electrolux, 2º Brastemp, 3º Arno;
- Eletrônicos: 1º Sony, 2º Samsung, 3º HP;
- Telefonia: 1º TIM, 2º Vivo, 3º Oi;
- Vestuário/Moda: 1º Nike, 2º C&A, 3º Adidas
Critérios
63% dos entrevistados foram homens e 37% mulheres. Deste total, 36% possuem nível superior completo e pós graduação incompleta, 23% pós graduação completa, 4% com até o 2º grau incompleto e 38% o segundo grau completo e superior incompleto.
Outra preocupação dos organizadores foi escolher entrevistados que fossem usuários muito familiarizados e habituados com a web. Entre os pesquisados, 62% trafegam na internet há mais de 10 anos, 100% utilizam banda larga e 38% deles com 5 ou acima de 10Mbps. Além disso, 49% trafegam mais de 35 horas por semana.
Conclusões
Segundo Ricardo Klein, Gerente de Projetos do Grupo Troiano de Branding e um dos responsáveis pelo estudo, "a integração do mundo analógico com o digital é um exercício constante, regular e dedicado. Em breve, não teremos mais universos diferentes, portanto as marcas que melhor fizerem esta integração, mais rapidamente serão reconhecidas pelos seus consumidores", conclui.
Para Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, o importante é a visão do consumidor sobre a melhor forma de ser atendido no ambiente digital, muito mais que a peculiaridade de cada um dos segmentos de negócios onde a marca está. "O estudo nos permite reafirmar que os princípios fundamentais de construção de marcas fortes continuam sendo os mesmos, tanto no mundo analógico quanto no digital", afirma.
Por Redação Administradores
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