Falha em aplicativos pode ter exposto dados de usuários do Facebook

Engenheiro de empresa de segurança digital disse que erro em código de aplicativos pode ter revelado dados pessoais de usuários

Falhas nos aplicativos do Facebook podem ter exposto a anunciantes informações privadas de milhares de contas da rede. Nishant Doshi, engenheiro de software da Symantec que descobriu o erro, minimizou o problema e disse que os mesmos anunciantes podem não ter "exercido a habilidade de acessar estas informações".
Getty Images
Falhas em aplicativso podem ter exposto dados privados de usuários
Um erro de autentificação usado por milhares de aplicativos teria causado o possível vazamento. A falha pode ter acontecido por um erro de programação em uma linha de códigos dos aplicativos chamadas "tokens". Essa linha funciona como uma chave de acesso a permissões para os aplicativos "trabalharem" nas contas dos usuários, como mandar mensagens para o mural, por exemplo. Ao ter acesso a essas chaves, terceiros poderiam visualizar dados das contas dos usuários, diz a Symantec.
Doshi disse que não é possível saber exatamente quantos usuários foram afetados, mas estima que cerca de 100 mil aplicativos permitam o vazamento destas chaves.
"Infelizmente, o relatório resultante que eles (Symantec) divulgaram continha certas imprecisões. Especificamente, conduzimos uma investigação completa que não revelou provas de que o problema tenha resultado em exposição não-autorizada de informação de usuários para terceiros," afirmou Malorie Lucich, porta-voz do Facebook, em comunicado.
Lucich também afirmou que o relatório ignora as obrigações contratuais de anunciantes e criadores de software, que os proíbem de obter ou compartilhar informações de usuários de forma que "viole nossas diretrizes".
Ela também confirmou que a empresa havia removido a API (Application Programming Interface) desatualizada a que o relatório da Symantec se refere.
Daniel Telles Marques, para o iG Tecnologia
*Com informações da Reuters



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: