Investimento além dos bancos - Gustavo Cerbasi

Uma leitora de meus livros no Paraguai pediu minha opinião sobre a falta de opções de investimento em seu país. Carla buscava o supostamente miraculoso efeito dos juros compostos, ou juros sobre juros, que todo livro de finanças pessoais demonstra ser possível alcançar. Para quem poupa aos poucos, o caminho dos ganhos compostos é o único além das loterias para realizar o sonho do primeiro milhão. 

A aflição da Carla se resume ao fato de que a rentabilidade oferecida pelos investimentos dos bancos paraguaios é pífia. A taxa obtida por ela para aplicações à vista simples (equivalentes às nossas aplicações automáticas) é de 0,05% ao ano, porém a tarifa de manutenção da conta é de 0,24% ao ano. Manter dinheiro em banco no Paraguai significa ver seu saldo diminuir sem que ocorram saques. 

Qual sua próxima desculpa para não enriquecer? 

Não vale a pena. Mas o que temos nós com o investimento no Paraguai? Nada, já que aqui temos inúmeras possibilidades de multiplicar nosso dinheiro, todas com rentabilidade generosa. Porém, a resposta que dei à Carla vale para qualquer lugar do mundo, mesmo onde as possibilidades de investimento são fartas, como no caso do Brasil. Não é só nos bancos que encontramos oportunidades de lucros. Revendedoras de cosméticos costumam lucrar entre 20% e 30% em cada venda, sem precisar sequer investir. 

Quem compra um apartamento na planta para venda nas chaves pode esperar lucro entre 20% e 80%, dependendo do padrão. Em qualquer um desses investimentos, se você reinvestir toda a receita de venda, ganhará mais ainda ao se desfazer mais uma vez de seu investimento. Juros compostos nada mais são do que a acumulação de lucros, para que a base geradora de ganhos do investimento seja cada vez maior. 

É por isso que algumas vendedoras de cosméticos andam com pequenas vitrines. Minha leitora paraguaia ignorou o fato de que juros compostos podem ser obtidos em qualquer situação de ganho, desde que saibamos o que fazer com os lucros. Isso é verdade em qualquer lugar do mundo. Qual sua próxima desculpa para não enriquecer?



Siga os posts do Influênciar no: Follow Us on TwitterBe our fan on Facebook

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.



Via Você S/A 


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: