Comprometimento e Motivação

Procuram-se pessoas comprometidas! Este poderia perfeitamente ser anúncio de classificados nos jornais. A carência deste profissional, destes seres diferenciados é realmente muito grande. 
Mas o que falta para alguém ser comprometido? Estar motivado com aquilo que precisa fazer? Certamente a combinação das duas coisas contribui muito para que tenhamos sucesso naquilo que estamos fazendo, mas não é necessariamente a garantia dele. Acredito que comprometimento é algo muito particular, tem a ver com a essência da pessoa e independe de fatores externos.

Assim como não existe confiança pela metade, do tipo “confio no fulano, mas não para cuidar do meu dinheiro”. Ou você confia ou não confia. Ou você é comprometido com aquilo que faz ou não é. 

Existem aquelas pessoas que “comprometem-se” apenas com o que lhes convém. Para essas pessoas, o comprometimento é confundido com interesse. Na verdade ela não está comprometida com aquilo, ela tem interesses. Ou seja, não é uma questão de comprometimento e sim de interesses pessoais. Isso não é garantia de que ela se comprometerá em outros momentos. 

A nossa essência é que determina as nossas atitudes. O comprometimento não diz respeito apenas à execução de um compromisso assumido, mas também com o hábito de dar retorno para as pessoas. Você pode perfeitamente deixar de fazer algo, mas só será considerado descomprometido a partir do momento em que não informar com antecedência ou deixar de delegar tal tarefa para outra pessoa fazer.

Portanto, esqueça aquela história de que “só faço se estiver motivado”, pois na verdade você só fará se for comprometido e isso estiver na sua essência. Independente de fatores externos. Se quiser de fato fazer a diferença na vida das pessoas, demonstre que está comprometido com elas independente da situação que esteja vivendo. Organize-se para atender os compromissos assumidos, e faça a diferença!


Fonte: Graciela O. Roth Colle


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: