Desenvolvimento pessoal - 7 dicas para ter boas ideias

Algumas condições ajudam a ter boas ideias.

Nós preparamos 7 dicas para você:
1 – Tempo para pensar: Não tenha pressa. O embrião de uma grande idéia pode levar anos até amadurecer. É como um organismo que se forma aos poucos. A idéia se alimenta de seu conhecimento. Steven Johnson, autor do livro “Where good ideas come from?” (De onde vêm as boas ideias?), chama esta gestação de “slow hunt” ou palpite demorado.
2 – Não existe “Eureka”: O momento “eureka” faz as histórias sobre grandes invenções ficarem mais emocionantes. Mas será que acontece assim mesmo? Para Steven Johnson, não. O nascimento de uma nova ideia é um processo mais penoso. Acontece quando rejeitamos ou reaproveitamos ideias antigas em novas combinações.
3 – A vida é melhor em grupo: A ideia não é uma coisa só, está mais para um enxame, afirma Steven Johnson, em seu livro. Se nos isolamos, corremos o risco de ficar presos a certos conceitos. Quando a informação circula, criamos uma rede fluida, inteligente e receptiva à novidades.
4 – Perder o foco é importante: Nem sempre ficar obcecado por um problema é a melhor tática para resolvê-lo. As ideias gostam de uma dose de dispersão. Elas podem amadurecer durante o sono, no banho ou em uma simples caminhada. Quer uma dica? Tenha um hobby.
5 – Adapte as ideias: As boas ideias são flexíveis e se adaptam a novos desafios. Elas costumam viver fora do território da rotina. Se ficarem rígidas demais, correm o risco de serem aplicadas uma única vez – ou nem isso – e morrem.
6 – Não rejeite o erro: Ideias que parecem boas podem falhar no mundo real. Encontram obstáculos intransponíveis e morrem. Isso se chama “erro”. Um erro serve para adubar o terreno onde vão nascer outras ideias. Elas se beneficiarão de ideias mortas e nascerão mais fortes.
7 – Bagunça organizada: É importante anotar tudo, sem catalogar. Ideias, citações, sonhos. Vale tudo. Assim, é possível combinar os pensamentos e imaginá-los de outros jeitos. Você pode usar um programa de computador ou um bloquinho de notas, mesmo. A Teoria da Evolução, por exemplo, foi vislumbrada por Darwin em suas próprias anotações.
Fonte: Época Online



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: