Finanças - Cuidados a serem tomados com sites de compra coletiva

Hoje em dia, os sites de compra coletiva estão na moda. Groupon, ClickOn e Peixe Urbano já são conhecidos de quase todo mundo. As ofertas são excelentes: é possível comprar praticamente tudo – de viagens a pratos em bons restaurantes – por muito menos dinheiro do que seria possível caso se pretendesse adquirir o mesmo produto ou serviço diretamente. Mas é preciso tomar cuidado para não ser enganado! Afinal, cuidar bem do dinheiro é um passo importante no processo de educação financeira!


Essa semana, o Portal Exame publicou uma matéria excelente sobre o assunto, apontando certos cuidados que os consumidores devem tomar para evitar serem enganados acreditando que estão fazendo um bom negócio! A matéria aponta 8 “pegadinhas” que as empresas de compra coletiva aprontam com os seus clientes. São, basicamente, as seguintes:

1 – Dificuldade em converter cupons de compra coletiva em serviços
É importante tomar cuidado com os cupons adquiridos, principalmente os oriundos de empresas menores, porque muitas simplesmente apresentam muitas dificuldades na conversão dos cupons. Há casos de empresas que fecharam o serviço após a venda dos cupons, ou que jamais entregaram o produto adquirido.

2 – Dificuldade em conseguir pegar o dinheiro de volta

Embora o Código de Defesa do Consumidor assegure o direito ao arrependimento pela compra em 7 dias, boa parte das empresas que vendem por meio de sites de compra coletiva não cumprem a legislação, na prática (a rigor, a verdade é que quase ninguém cumpre!).

3 – Regras complicadas para converter o cupom de compra coletiva

Muitas empresas criam regras que apenas dificultam a conversão dos cupons. Há estabelecimentos que impõem um prazo para a conversão do cupom em produtos/serviços, e outros que agendam datas específicas para usufruir os direitos garantidos pelos cupons. Portanto, leia bem as regras da promoção, para evitar problemas! E não se esqueça de que a empresa deve prestar o serviço com base nas condições da promoção!
compra coletiva


4 – Levar gato por lebre

Outro problema narrado na matéria diz respeito a promoções que obrigam o consumidor a levar algo que ele não deseja. O texto narra a situação de um consumidor que comprou um celular que desejava, mas levou como “complemento” um plano de operadora de telefonia celular…

5 – O desconto pode ser menor do que o anunciado na promoção do site de compra coletiva

É comum que as empresas anunciem um desconto e, na prática, ofereçam um percentual menor. Na verdade, isso é comum também nas lojas comerciais que visitamos diariamente. As empresas usam o expediente de anunciar “até x% de desconto” e oferecem um percentual muito menor; e, quando confrontadas, apenas dizem que o desconto era de ATÉ x%, e não DE x%. Bonito, não? E essa prática também é muito comum nos sites de compra coletiva. Portanto… leia bem e faça as contas. Afinal, uma continha básica de percentagem é muito fácil de fazer!

6 – Custos adicionais não explicitos na promoção

As empresas que oferecem seus serviços por meio dos sites de compra coletiva também incluem, às vezes, custos não explicitados. A matéria cita, por exemplo, o caso de uma promoção em um parque de diversões que diminuía drasticamente o valor do ingresso – mas não avisava que, se o consumidor desejasse estacionar dentro do parque, deveria pagar R$ 30,00 só pelo estacionamento. Em outro caso, o cliente comprou uma promoção em um prato de um restaurante, mas não foi alertado que o simples ingresso no estabelecimento era cobrado.

7 – Datas e horários específicos para aprovetiar as promoções

Algumas empresas também usam do expediente de fixar horários e datas bastante específicos para usufruir das promoções. Imagine comprar uma promoção de bebidas e alimentos em um bar e descobrir que só se pode usufruir da promoção entre as 18:30 e 19:30h….

8 – Qualidade péssima do serviço

Outra reclamação que foi bastante notada pela matéria diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Em um dos casos, um cliente se hospedou em um hotel fazenda que, por conta da promoção, não tinha bons quartos disponíveis – e ele teve que se contentar com um quarto horrível, que normalmente não seria destinado à hospedagem de clientes.

E você? Já comprou em sites de  compra coletiva? E enfrentou dificuldades? Ou foi bem atendido?
Via - www.opequenoinvestidor.com.br
-





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: