Liderança - NO RITMO DA MOTIVAÇÃO

Estrutura e conceitos presentes no Carnaval podem ser aplicados no mundo corporativo para motivar, organizar e gerar resultados altamente positivos às empresas.

Motivação no trabalho - show
Já imaginou se todos os colaboradores de uma empresa tivessem a garra, perseverança, organização, criatividade, entrega e o senso de trabalho em equipe que possuem os membros de uma Escola de Samba? São características como essas que mobilizam, ano após ano, milhares de pessoas em torno de um mesmo ideal proporcionando espetáculos admirados no mundo todo.

Trazer esse comportamento à realidade das empresas é um grande desafio. Com criatividade, versatilidade e inovação, é possível transportar a felicidade e o engajamento percebidos no sambódromo para o ambiente das organizações. Então prepare-se para esta nova experiência!
Quando abordo o tema Carnaval nas corporações, percebo que alguns gestores têm a primeira impressão que se trata apenas de uma grande festa. Mas assim que esses conceitos são aplicados através de palestras e dinâmicas, os relatos são unânimes: efetivamente os colaboradores mudam seu comportamento para melhor no pós-atividade.
A atividade consiste em formar uma Bateria de Escola de Samba com os próprios funcionários das organizações, que muitas vezes nunca tiveram contato com instrumentos musicais. Através dessa analogia, a lição mais marcante é o fato de pessoas com realidades diferentes conseguirem apresentar um resultado surpreendente, que só é possível graças a um verdadeiro trabalho em equipe.
A intenção é promover insights para que os colaboradores percebam valores indispensáveis ao sucesso no dia-a-dia das organizações, como administrar bem o tempo, ter sinergia entre os membros da equipe, ser automotivado para a conquista de resultados, estabelecer uma comunicação eficaz e relacionamentos interpessoais saudáveis.
Mas há um aspecto em especial eu gostaria de ressaltar: a importância de se fazer algo com paixão. A Bateria de Samba tem esse aspecto muito forte, o diferencial de colocar emoção e paixão em uma tarefa. Isso para os sambistas é algo muito natural. Por exemplo, um colaborador que tem 10 anos de empresa não consegue entender de que forma pode dar um algo a mais e de chegar à excelência na profissão. Na Escola de Samba isso é natural, já que a cada ano existe um novo enredo e projeto que deve superar o anterior.
Definitivamente, o segredo para construir o sucesso está na união sinérgica do dever com o prazer, no anseio ardente de encantar o público sobre qualquer circunstância! Traçando um paralelo com o dia-a-dia das empresas, a Escola de Samba mostra como é possível extrair o máximo da capacidade produtiva de cada indivíduo. É preciso então ocorrer mudança de comportamento e a aquisição de novas habilidades, que muitas vezes não são descobertas por mero comodismo.
Talvez essa seja a oportunidade que faltava para que empresas tenham seus colaboradores motivados a enfrentar os desafios diários sem jamais esquecer a importância do comprometimento e foco nos resultados. E pode ter certeza que quando menos esperam, a surpresa acontece! Cada indivíduo irá perceber que, somente com apoio mútuo, motivação e entusiasmo, pessoas com habilidades e formações diferentes poderão alcançar juntas um resultado excelente. Assim como acontece em uma Escola de Samba.
O sucesso acontece quando todos, sem exceção, acreditam no que fazem e não têm dúvida de que são imprescindíveis. Então está lançado o desafio! Tenho certeza de que seu time pode dar um verdadeiro show!
Mestre Adamastor, mestreadamastor.com.br



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: