Será que você faz marketing digital de verdade? Banalizar para vender.


Marketing serve para facilitar a venda, se não teve aumento de vendas o marketing, seja ele digital ou não, foi falho.


Com o crescimento do mercado digital observamos por um lado o amadurecimento do mercado e de outro a banalização do mesmo.

Fato que é comum em qualquer sociedade. Com o mercado tomando notoriedade, fica claro a presença de 3 perfis:

No digital temos aqueles que são nativos, alguns poucos que já atuam há mais de 6 anos na área, lutaram por valorização e procuram cada vez mais profissionalizar o mercado.

Temos também os novatos, de três anos para cá, que enxergando o potencial da área se dedicam a estudar, aprender e evoluir o mercado.

Por ultimo, temos o pessoal da banalização, que não queriam esta evolução do mercado digital, pois estavam felizes fazendo apenas seu site ou nem levando em conta internet como ferramenta de comunicação.

Esta galera tentou fingir durante muito tempo que este negócio de web era algo passageiro, mas eles perderam e agora para não ficar feio na estória, estão banalizando conceitos que não foram fáceis de criar.
Quem são estes?

A produtora que fazia site e agora coloca na comunicação da empresa – "sites e marketing digital", algumas agências tradicionais que "acordaram digitais" de uma hora para outra ( um pouco atrasadas) e uma gama de charlatões web que enchem a boca para falar que são "consultores digitais", mas na hora de entregar algo fica sempre no "quase", "ninguém nunca viu nada", ou nos "cases" com dados duvidosos.

O mercado hoje está cheio de coisas assim, algo que é muito desanimador, mas o bom é que este tipo de ação não se sustenta por muito tempo, temos vários casos que o próprio mercado rejeita isto.

Um cliente que fez uma ação que não deu resultado, dificilmente fará algo do tipo de novo.

Voltando ao marketing – pegando o conceito mais básico de Kotler:

"Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca".

Ou seja, facilitar a venda, se não teve aumento de vendas o marketing, seja ele digital ou não, foi falho.

Números de seguidores, visitas, tempo no site ou qualquer outro tipo de dado que você não mostre para o anunciante um aumento no faturamento é uma falha para sua ação.
Você chegar com um relatório de analytics impresso, feliz para mostrar que o acesso no período dobrou, já dizendo que sua ação é um sucesso.

Nesta situação existem 2 erros graves:1- um anunciante não contrata uma agência para ver um relatório que ele mesmo pode imprimir.2- supor que numero de visitantes é tudo, sem cruzar com dados de faturamento ou outro mais substancial para o gestor.

Nesta mesma questão, apesar da agência apresentar dados de que a ação foi um sucesso. Para o gestor esta não foi positiva, ele não vendeu nada, como também, nem o fluxo na loja, telefones ou email aumentaram.

Será que este anunciante irá fazer outra ação? Lógico que não.

Não vou dizer para você que facilitar a venda através do digital seja algo fácil, algumas vezes a gente falha, mas é justamente por isto que pede um pouco mais de profissionalismo e menos banalização.

Nisto fica a pergunta, você está fazendo marketing digital? Ou só imprimindo analytics de visitantes? Ou nem isto, só atualizando Twitter mesmo.
Por Raphael Lacerda, dministradores



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: