Finanças - 10 Razões para começar a investir ainda este ano


Pelo conceito, investir é aplicar algum recurso com a expectativa de receber um retorno, no futuro, maior do que o valor inicial. A ideia é simples e os especialistas insistem em lembrar: investir é a melhor maneira de se programar para os eventos futuros e de realizar os sonhos, sem precisar pagar taxas de juros e, ao invés disso, receber rendimentos mensais.
Por isso, se por alguma razão você ainda não possui nenhum tipo de investimento, pedimos para o educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, listar 10 motivos para que você comece a investir ainda este ano. Confira:

O educador financeiro ressalta que quanto antes você começar a investir, melhor. “Quanto mais tempo você esperar para começar a investir, com certeza maior será a sua lamentação”, afirma Calil.
Ao mesmo tempo, ele aponta que não se deve achar que já está velho demais para começar a investir. “Nunca é tarde para começar. Mas o ideal é que se comece o quanto antes”, aponta.

“Investir significa receber juros e não pagá-los”, lembra Calil. Por isso, se você pretende comprar algo, uma excelente forma de adquirir o bem é se programando e fazendo um investimento mensal.
“Quando você se torna um investidor, uma série de problemas financeiros podem ser resolvidos. Em vez de entrar em financiamentos e viver endividado, você pode se programar melhor e aplicar o dinheiro para resgatar no futuro”, afirma Calil.

Quem não tem nenhum sonho de consumo? Seja um carro, uma casa, ou mesmo uma viagem para o exterior? A maioria das pessoas sonha com algo assim, mas muitas não sabem como podem conquistar o objetivo. De acordo com Calil, o investimento é uma das melhores maneiras de realizar sonhos como estes e muitos outros. “Ao investir, você se aproxima da realização daquilo que sonhou”, diz.

O Brasil passa por um bom momento econômico, com baixa taxa de desemprego, inflação sob controle (apesar da alta este ano) e com uma migração das camadas mais pobres da população para classes mais altas.
“Antigamente era muito mais difícil investir, a inflação era muito mais alta, existia uma insegurança muito grande”, afirma Calil. “Por isso, aproveitar o momento da economia brasileira é uma boa opção”, diz o educador.

Para aqueles que gostam de investir em renda variável, o momento atual pode trazer boas oportunidades na Bolsa de Valores. O Ibovespa (principal índice do mercado acionário brasileiro) já caiu 18,48% de janeiro a agosto e a baixa é, segundo o especialista, a melhor hora para entrar no mercado de ações.
“É na baixa que a gente investe”, afirma Calil. “É importante ir com moderação, não colocar todo o dinheiro disponível na bolsa e analisar bem as empresas. Mas o momento é bom para este investimento”, completa.

Outro bom motivo apontado pelo educador financeiro para investir ainda este ano é aproveitar a alta taxa de juros no Brasil, que faz com que os investimentos em renda fixa tragam boa rentabilidade com risco baixo.
“O investidor tem várias opções interessantes, como os títulos do Tesouro Direto e o CDB (Certificado de Depósito Interbancário), afirma Calil. “Neste cenário de juros altos, ficar na caderneta de poupança não é uma boa estratégia”, completa.

Se você investe apenas na caderneta de poupança, por exemplo, é hora de começar a diversificar. “O investidor deve aproveitar as oportunidades, tanto na bolsa quanto na renda fixa, e começar a diversificar o quento antes”, afirma Calil. “É importante lembrar sempre daquele velho ditado, de não colocar todos os ovos em uma mesma cesta”, continua.

O educador financeiro aponta que também é preciso investir na qualificação profissional e aproveitar a falta de mão de obra especializada. “A maioria das pessoas só investe e se preocupa em se especializar quando está desempregada, o que é um erro”, afirma.
De acordo com Calil, quem está trabalhando também deve investir pensando na qualificação profissional, especialmente agora. “Existe uma grande procura por profissionais qualificados e é importante que a pessoa invista em educação, para conseguir sempre boas oportunidades de trabalho”, afirma Calil.

“Você quer enriquecer? Quer ter uma vida tranquila no futuro? Porque não começar agora a pensar nisso e se preocupar com os investimentos?”, questiona Calil.
Ele lembra que é importante que a pessoa faça uma reflexão sobre os seus objetivos e tenha consciência de que a motivação para começar a investir deve partir dela mesma. “Se você quer melhorar de vida, é um bom motivo para você começar a investir já”, ressalta.

O educador financeiro ressalta que o País possui alta taxa de emprego e o salário está maior do que há alguns anos. “É muito mais fácil encontrar sobras no orçamento para investir neste momento”, diz Calil.
Segundo ele, não é preciso guardar grandes quantidades. “Falo de R$ 10 por dia. As sobras existem, é importante aproveitar a gordura orçamentária para transformar em investimentos”, conclui.
Via - Infomony



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: