LIDERANÇA: AS 7 BESTEIRAS QUE DETONAM UM LÍDER

Dar conselho sobre liderança é fácil, difícil é exercer as dores de liderar e as tentações do poder. A vida me permitiu experienciar essa deliciosa, porém difícil, arte da lideranca. Comandar pessoas, alinhar foco, perseguir resultados superantes, lutar contra as distrações que separam o discernimento entre estar fazendo certas as coisas, versus estar realizando as coisas certas.
Nos estudos sobre líderes, e nas vivências pessoais que tive no comando, elegi 7 das minhas grandes besteiras, com impactos negativos nos resultados de uma organização.


1 – Esquecer de elevar a média de uma equipe, sem ter um projeto educacional e de desenvolvimento humano extremamente competente: líderes são educadores.


2 – Confundir dissidentes honestos com inimigos desonestos. Pessoas íntegras e sinceras, com opiniões diferentes são fundamentais na lideranca.


3 – Temer o conflito. Não há possibilidade de criação sem o bom conflito. A dialética, progredir pelas contradições das distintas teses é o regime do mundo. Isso exige confiança como raiz do ambiente corporativo.


4 – Não equilibrar competição com cooperação. Para competir precisamos cooperar, para cooperar precisamos competir. De novo cuidar e elevar a média do desempenho das equipes é o segredo sagrado dos líderes sustentáveis.


5 – Uma genial besteira é apaixonar-se por alguns membros da sua equipe, e deixar claro que os outros não contam com a sua admiração. Um grande líder aprende a entrar em contato com o melhor ângulo de cada membro da equipe.


6 – Tolerar exageradamente, seres humanos que optaram por parar na progressão da vida, e lutam contra os movimentos ascensionais, com essa atitude esperam que todos ao seu redor, estacionem na evolução ao mesmo tempo. Líderes são guerreiros contra a zona de conforto, incluindo a de si mesmos.


7 – Não saber sair. A liderança é maior do que um líder. Líderes tem ciclos pessoais, profissionais e humanos.
E teria alguma mega besteira que comandaria todas as demais? Sim. Acreditar que você é perfeito e que não fez e nem fará belas besteiras. Rir de si mesmo é um grande ingrediente de um bom líder.
José Luiz Tejon Megido, exame.abril.com.br


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: