Jovem empresário dá 8 dicas de como ter um negócio bilionário

Em passagem pelo Brasil para a inauguração do primeiro escritório da empresa no País e na América Latina, Brian Chesky deu algumas dicas de como transformar uma ideia em um negócio super vantajoso e em curto prazo de tempo. Morador de São Francisco, ele pensou no conceito da empresa em outubro de 2007, quando precisou de dinheiro e resolveu, junto ao amigo e cofundador do site, Joe Gebbia, alugar o próprio apartamento.

O “boca a boca” foi tão grande que em 2010 ele resolveu testar a própria ideia, dessa vez como hóspede, e ficou durante dez meses morando em casas de desconhecidos, vivendo três ou quatro dias em cada lugar. Quatro anos depois, 5 milhões de pessoas já fizeram reservas pelo site e há cerca de 100 mil imóveis cadastrados. Em 2011, só os viajantes brasileiros reservaram 52 mil vagas na plataforma enquanto anfitriões do País ganharam R$ 2,5 milhões.

Além dos turistas tradicionais, celebridades não só usam como investem no site, como o ator americano Ashton Kutcher, que atualmente mora em um imóvel divulgado pela empresa. E pelo menos uma vez, o presidente dos EUA, Barack Obama, reservou uma casa para passar o Natal com a família no Havaí.

Confira aqui dicas de quem construiu uma empresa bilionária em quatro anos:
1 – Pense em coisas simples
Não gaste seu tempo com ideias miraculosas ou muito trabalhosas. Vasculhe o seu cotidiano e pense em algo que você queria ter – e não tem – e pense no motivo disso. As boas ideias geralmente saem de fatos simples, cotidianos. “Quando criamos o site, as pessoas perguntavam como ninguém ainda não tinha pensado nisso. A ideia é simples, ajuda muita gente, só faltava colocar em prática”, diz.

2 – Procure o melhor sócio
Trabalhe com quem você admira e que tem muito para te oferecer. Grandes parcerias levam a grandes resultados. “Procure uma pessoa que você considera melhor que você e que te ajude para ser seu sócio. Isso é fundamental.”

3 – Procure pessoas com os mesmos valores
Um profissional excelente pode ter se candidatado para a sua empresa, mas certifique-se de que ele tem a cultura da empresa, que ele entende – e concorda – com as filosofias e valores que você quer passar. “Só contrato um profissional que entende os valores da companhia”, diz.

4 – Contrate sempre alguém melhor
Independente do motivo que levou um profissional a sair da sua empresa, o próximo deve ser ainda melhor que ele. Dessa maneira, a empresa estará sempre com funcionários empenhados e bem qualificados. Segundo Chesky, é importante trazer pessoas com mais experiência, que possam agregar valor para o produto ou serviço oferecido.

5 – Aprenda com seus erros
Segundo o fundador da Airbnb, é preciso sempre reavaliar os atos e ver o que fez certo e o que fez de errado. Humildade nos negócios é fundamental. “Temos sempre que perguntar o que estamos fazendo e repensar ações. Já cometemos alguns erros e poderíamos ter mais dinheiro, mas aprendemos com os erros”, diz.

6 – Crie um bom ambiente de trabalho
Para Chesky, é importante deixar o funcionário motivado sempre, não é preciso impor regras, se você contratou uma pessoa qualificada, ela saberá o que fazer. “Não ensine como ele deve fazer o trabalho, mas explique porque ele deve fazer”, comenta.

7 – Valorize o que é local
Crie um empreendimento que seja sustentável e que valorize a comunidade local, que gere empregos na região. “Essa é uma tendência atualmente, fazer um empreendimento em escala global, que pense no produtor local”, diz. Segundo ele, o seu site, que está disponível em cerca de 19 mil cidades do mundo e em 192 países, traz lucros para o restaurante, a farmácia, e o mercado local, já que o visitante vai aproveitar para conhecer a região em que estará hospedado.

8 – Comece o quanto antes
Teve uma ideia interessante? Não pense demais, coloque o conceito em prática. “Antes que outra pessoa tenha a mesma ideia que você e saia na frente”, pontua.

Fonte: Portal Terra.



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: