Nunca é tarde para começar a investir, lembra educador financeiro


De acordo com Mauro Calil, mesmo para aqueles já se aposentaram, existem produtos que apresentam alta liquidez e boa rentabilidade

É consenso entre os especialistas e os próprios investidores que quanto mais cedo começar a aplicar o dinheiro, melhor. O mercado está repleto de opções para investidores de todas as idades e que ainda são ativos no mercado de trabalho, segundo o Educador Financeiro, Mauro Calil.


Mas e para quem já tem uma idade mais avançada, e está próximo de se aposentar, por exemplo? O educador financeiro aponta que com o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, é preciso mais do que nunca procurar produtos com uma boa rentabilidade. "O importante é termos a consciência de que há sempre a possibilidade de investirmos nosso dinheiro e obtermos algum retorno, mesmo sendo em curto prazo", ressalta.
homem idoso trabalhando - Previdência
Opções de investimentoPara quem já tem mais de 50 anos, a principal dica de Cail é que o investidor corre menos riscos. Uma boa opção são as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) de pequenos bancos. "Eles possuem rentabilidade superior, por exemplo, aos Fundos DI", pontua.
Já para aqueles que vivem de aluguel de seus imóveis, existem outras boas opções, como os Fundos de Investimento Imobiliários, que oferecem maior liquidez e rentabilidade, além de não cobrarem Imposto de Renda sobre o aluguel, como acontece com quem investe diretamente em imóveis.
Além disso, ele lembra que pessoas com uma idade mais avançada possuem dois pontos a favor, em comparação àquelas que ainda estão no mercado de trabalho: possuem mais tempo livre para exercer uma nova atividade, além de terem mais experiência.
E nesses casos, o Educador Financeiro sugere que essas pessoas encontrem outras atividades remuneradas. "O desafio somente será ter flexibilidade e se dispor a exercer novas atividades. Bons exemplos não faltam e há muitas opções que podem ser bem remuneradas. Se você era um contador, professor, engenheiro, pode dar aulas particulares, ser um consultor e até prestar serviços para empresas", aponta.
Segundo ele, seja qual for a opção de investimento ou de geração de renda escolhida, as perguntas são as mesmas para quem tem 20, 30 ou 40 anos. "Quero investir para quê? Qual é o meu sonho? Quais despesas tenho atualmente? Posso abrir mão de algo que estou acostumado há muito tempo?”, diz.
Também existem algumas maneiras de garantir uma boa rentabilidade sem se preocupar com as oscilações do mercado. Uma sugestão de Mauro Calil é sempre comparar as taxas de juros cobradas pelos bancos, assim como os benefícios e as isenções.
Mas para quem chega a uma idade mais avançada, o pensamento deve estar sempre focado na liquidez. “Ou seja, possuir investimentos que possam ser transformados em dinheiro em curto espaço de tempo e aplicar em algo que lhe dê prazer e tranqüilidade nessa fase da vida”, conclui Calil.
Via, www.infomoney.com.br/



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: