Recursos da Inteligência: Intuição: a antecipação dos fatos

 Uma das melhores formas para desenvolver habilidades intuitivas é mantendo um diário de idéias não-racionais.

O dicionário diz que “intuição é a capacidade de pressentir”, e a filosofia diz que “intuição é a percepção de uma verdade diferente daquela atingida por meio da razão ou do conhecimento objetivo”. Eu digo que intuição, na verdade, é antecipação. É o “clique” que algumas pessoas têm depois que determinados fatos e sensações são reorganizados ao nível inconsciente. Quem tem intuição é mais competitivo porque tem condições de antecipar tendências, desejos, problemas...
Sabe como descobrir se uma pessoa é intuitiva? Observando se ela é capaz de planejar, pois quem planeja, antecipa-se aos fatos. Se, em uma competição de velocidade, a vitória é de quem chega na frente, pode-se deduzir que se antecipar é fundamental para vencer. Estudos mostram que pessoas bem-sucedidas usam muito a intuição; assim, elas funcionam mais produtivamente em mudanças e ambientes de crise.
Intuição é a antecipação que permite planejar e tomar decisões corretas com base em dados incompletos.

A partir de agora, pare de pensar em intuição como aquela faculdade misteriosa que, vez por outra, lhe traz boas ou más notícias de parentes distantes ou que livra você ou pessoas próximas de um acidente, por exemplo. A intuição não faz só isso e também não é misteriosa!

Todo conhecimento claro e imediato que não provém do uso do raciocínio é intuição.
Também conhecida como sexto sentido, a intuição não tem nada de sobrenatural nem tampouco é um sentido: é apenas um relatório, digamos, automático que o cérebro elabora a partir das funções sensoriais do organismo e das experiências anteriores, antecipando a possibilidade de determinadas ocorrências.

O único problema é que dificilmente sabemos quando tal “relatório” será emitido nem sabemos como processar os dados para obtê-lo. E, assim, ficamos totalmente à mercê de um poder “oculto”, achando que os relatórios estão fora do nosso alcance... Mas não se preocupe: a maioria das pessoas ainda não sabe emitir estes relatórios!
+ Artigos - Dr. Lair Ribeiro

Leia - frases Dr. Lair Libeiro 
Dr. Lair Ribeiro, médico, viveu 17 anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência nos campos educativo e empresarial, além de treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow. Semanalmente escreve suas matérias no Jornal Compre Certo, com objetivo de levar ao povo da região, uma pequena semente da árvore da sabedoria, que sem nenhuma dúvida, pode mudar a sua vida! Aqui você encontra as mensagens publicadas semanalmente em nosso jornal.


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: