Audi amplia portfólio no Brasil com seis modelos novos

Destaques são o supercompacto A1 Quattro e o esportivo R8 GT Spyder,

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Audi R8 GT Spyder

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Audi S8
Audi A1 Quattro 
A Audi tem um objetivo muito bem definido para alcançar até 2015: ser líder mundial no segmento premium. Parte fundamental para a concretização desta meta está nas mãos dos mercados emergentes, conforme explicou o presidente local Leandro Radomile. Por isso, a Audi preparou uma cesta generosa de lançamentos com os sedãs S6, S7 e S8, o hatch médio A3 Sport, e os modelos limitados A1 Quattro (completando a gama Quattro da Audi no Brasil) e R8 GT Spyder. "No Brasil, o mercado premium tem representação de menos de 1%. Ou seja, há muito campo para explorarmos aqui", prevê o executivo.

Mas mesmo demonstrando forte ímpeto em crescer no Brasil, a instabilidade tributária e condicional do setor automotivo que o governo implica sobre a indústria faz com que os planos da Audi sejam mais cautelosos. Sobre a instalação de uma fábrica em terras tupiniquins, Radomile garante que não há pressa. "Temos de estudar esse novo regime com calma, ele é complexo. Por enquanto, estamos investindo em outros polos fabris como o da Hungria, China e teremos nossa fábrica no México para atender a demanda das Américas." A planta mexicana tem previsão para iniciar suas atividades em 2015 ou 2016, com volume de produção entre 250.000 e 300.000 unidades.
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O cenário da Audi no Brasil reforça a postura branda da marca. A despeito do vai e vem das regras do setor automotivo, segundo o presidente, a Audi deverá crescer em 5% suas vendas por aqui, totalizando uma parcela de mercado de 26%. Em números concretos, significam 5.750 unidades vendidas em 2012 (estimativa) e há expectativa de 7.500 para o próximo ano. Apesar do pé no freio sobre produção nacional, a Audi investirá no aumento da rede concessionária da marca no ano que vem: a meta é totalizar 32 concessionárias, principalmente no Nordeste. "Em porcentagem, é a região que mais cresce, por isso vamos aumentar para sete o número de concessionárias lá (atualmente são três)", enfatiza Radomile.

LançamentosNa 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Audi apresentou os seis modelos que começará a comercializar ainda este ano e para o ano que vem, dois deles de produção limitada. "Em 10 anos nós conseguimos crescer 13% mundialmente e hoje podemos oferecer um portfólio mais amplo também para o Brasil", comemora Radomile.

A3 Sport

Uma das estrelas do Salão, o A3 foi apresentado com grande destaque. A versão Sport, de duas portas, vem equipada com motor 1.8 TFSI de 180 cv, com torque de 25,5 mkgf, capaz de leva-lo de 0 a 100 km/h em 7s2. Disposto de muita tecnologia em nome da eficiência, segundo dados da fabricante, o A3 é capaz de rodar 14,3 km/l na cidade e 21 km/l na estrada.

S6 e S7

As novidades para a gama de sedãs da marca ficaram por conta do S6 e S7. Os dois sedãs grandes têm estilo sofisticado e compartilham motorização: um V8 4.0 TFSI. O motor produz 420 cv a 6.400 rpm e 56,1 mkgf de torque a 5.200 rpm. Em apenas 4s7 os dois sedãs vão da imobilidade a 100 km/h. Também com apelo energeticamente eficiente, a grande inovação tecnológica do propulsor é o desligamento seletivo de quatro dos oito cilindros quando o carro está sob regimes mais baixos. De acordo com a marca, S6 e S7 são capazes de rodar 10,4 km/l em média, abastecidos somente a gasolina.

S8

Completando as novidades da categoria C da Audi, o S8 vem equipado com o mesmo motor V8 4.0, mas com ajustes que o fazem gerar 520 cv a 5.800 rpm e 66,3 mkgf de torque a 5.500 rpm.

A1 Quattro e R8 GT Spyder

Estrelas do Salão, o supercompacto A1 Quattro e o esportivo R8 Spyder fazem parte das linhas limitadas de produção da Audi. São apenas 333 unidades de cada um para o mundo todo. Dessas, apenas duas de cada vieram ao Brasil. E, de acordo com Radomile, as quatro já estão bem encaminhadas para venda.

Além da tração integral, o A1 Quattro é equipado com motor 2.0 TFSI, capaz de produzir 256 cv de potência e torque máximo de 35,7 mkgf. São necessários apenas 5s7 para bater a barreira dos 100 km/h. Já o R8 GT Spyder, que custa R$ 1,2 milhão, tem o motorzão V10 5.2 FSI. São 560 cv e 55 mkgf de torque para impulsioná-lo de 0 a 100 km/h em somente 3s8, alcançando velocidade máxima de 317 km/h.

Héctor Vieira , carroonline.terra.com.br


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