A Sabedoria Samurai [por Patrícia Santos]

Samurai, uma arte ou uma ciência? O que será que estes orientais tinham de especial que perdura por décadas?

Uma das tendências comportamentais é a busca pela filosofia oriental.
Desde a invasão dos restaurantes de sushis até os tratamentos de saúde, parece que tudo que vem do oriente está alicerçado em tradição, sabedoria, experiência e sucesso.

Não é só na culinária que eles deixam suas marcas, mas principalmente nos modelos de gestão. Podemos citar o modelo Toyota de produção como um dos tantos que são copiados e adaptados para a cultura ocidental.


Desde o descobrimento das Américas tivemos nações que foram criadas e desenvolvidas por empreendedores e aventureiros, o­nde tudo tinha que ser possível. Vieram na sua maioria de países europeus, fugindo de guerras e das conseqüências do pós-guerra. Quebraram paradigmas e esqueceram-se da disciplina e da lealdade.

Neste novo cenário de desafios mais audaciosos as empresas precisam urgentemente de guerreiros com foco em resultado, com vontade de servir, com total lealdade e empenho. Características encontradas nos “Samurais”.

Os samurais obedeciam a um código de honra não-escrito denominado bushidô (caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia diante de qualquer situação. Os Samurais eram multiculturais, conheciam artes, manejavam diversos tipos de armas, eram alfabetizados, calígrafos, poetas, dominavam a arte do chá, sabiam fazer IKEBANAS (arranjos florais), esculturas e buscavam a espiritualidade.

Traduzindo para os nossos executivos, os "Samurais Contemporâneos" devem ser multidisciplinares através dos seus vários conhecimentos e habilidades. Devem conhecer estratégia, matemática financeira, dominar os programas de informática, falar mais de um idioma, ter facilidade em relacionamento sem perder o foco em resultado. Ser ético, digno (honra), possuir conhecimentos de arte e cultura geral. Assim como os Samurais, precisam proteger a sua imagem pública (marketing pessoal), privilegiando a sabedoria e a busca por propósitos, a busca pela razão do ser.

Para tornar-se um Samurai é necessário perseguir a perfeição e a melhoria contínua (Kaizen), desenvolver o seu potencial ao máximo. Exercitar a paciência sem perder o “timing” da tomada de atitude. Lembrar que as causas vem antes dos resultados; o que parece ser óbvio, mas que muitos esquecem.

Devem controlar a sua mente, os seus pensamentos e anseios. Alegrar-se até com as menores conquistas e manter-se consciente de tudo que disser para os outros e das suas ações, assim nascerá o poder para atingir a verdadeira felicidade e prosperidade.

Patrícia Santos
Consultora e palestrante
www.patriciasantos.com.br


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: