Finanças: Quando os homens vão ajudar em casa?

Pesquisa do IBGE aponta que as mulheres gastam o triplo do tempo em tarefas domésticas. Não pode. Aqui, sete maneiras de convencer os homens a dividir os afazeres da casa

Homens e mulheres já viram esta cena em casa: eles prometem que vão lavar a louça... um dia. Não dobram a própria roupa. E continuam acreditando que a cama é arrumada por um passe de mágica. Um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as mulheres gastam quase o triplo do tempo com as tarefas da casa – um bom argumento para as mulheres exigirem uma mãozinha. Ou, no mínimo, um meio eficiente para comover os rapazes.
Todo ano, a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE reúne dados produtivos e familiares dos brasileiros para avaliar a qualidade de vida e o bem-estar da população. O levantamento deste ano mostra que a brasileira gasta mais de 27 horas semanais com os afazeres domésticos, enquanto os homens passam apenas 11 horas às voltas com a rotina de casa. “Os maus hábitos da sociedade ainda prevalecem sobre os direitos conquistados pelas mulheres”, afirma Aílton Amélio da Silva, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). “Antes, o homem era a cabeça do casal; e a mulher, a rainha do lar. Agora, ela o ajuda com as responsabilidades da vida familiar, mas ele ainda não faz a sua parte em casa.”
Mulheres gastam o triplo do tempo em tarefas domésticas em relação aos homens (Foto: Rissmu/Stock.xchng)
A bancária paulista Agnes Ohara, de 28 anos, diz que já se irritou muito com a falta de engajamento do marido, com quem é casada há dois anos. Todo dia, além das oito horas de expediente, ela trabalha mais duas horas nas tarefas domésticas. Aos fins de semana, são outras duas horas cuidando da casa. Sozinha. “Às vezes ele se oferece para ajudar, mas demora até tomar a iniciativa”, diz ela. Certa vez, ele se ofereceu para lavar a louça. Dois dias depois, tudo ainda estava amontoado na pia. No fim das contas, acabou sobrando para ela. “Se for para fazer mal feito, prefiro eu mesma fazer.” Agnes afirma que já se acostumou a não ter ajuda. Leva na esportiva. “Ele não faz, mas também não cobra... só faltava, né?”
Abaixo, reunimos sete dicas para mudar o dia a dia de Agnes e de outras mulheres. Um guia para elas convencerem seus pares a, enfim, pegar no aspirador e contribuir com a limpeza — e a alegria, como você vai ver adiante — do lar.

DICAS


1- Evite surpresas: antes de dividir o teto, estabeleça condições
“Casamentos acontecem a partir de muitas suposições e poucas certezas. Mora aí o perigo”, afirma o psicólogo Aílton Amélio da Silva. Segundo ele, quando o casal não discute as exigências da vida conjugal antes de compartilhar a mesma casa, prevalece o que está implícito. Ou seja, se não escuta as expectativas do outro, cada um faz apenas o que está acostumado a fazer e o que quer fazer. A terapeuta de casais Teresa Bonumá sugere que se faça, então, um contrato de valores ainda durante o namoro. “Não é um documento, mas sim uma discussão de ideias entre o casal”, diz. Ela acredita que os gostos e desgostos devem ser conversados para não existirem surpresas desagradáveis mais tarde. “Se a soma dos valores não aceitáveis do outro for maior do que os aceitáveis, não vale a pena continuar na relação”, afirma Bonumá.
2- Exponha suas vontades de forma séria e assertiva
Toda situação nova no relacionamento deve ser conversada com seriedade. “A rotina do cotidiano faz com que o casal se acomode. Para evitar frustrações, o ideal é mostrar cada insatisfação de maneira objetiva”, afirma Teresa Bonumá. Se você quer que ele ajude com as tarefas domésticas, tem de conversar sobre isso num momento tranquilo. “O homem não vai ceder facilmente, não”, afirma Aílton Amélio da Silva. Por isso, paciência e perseverança são essenciais.
3- Use argumentos que o incentivem a fazer parte do dia a dia doméstico
“O primeiro passo é gerar um espaço de receptividade”, diz José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching. Segundo Marques, a mulher tem de mostrar como é importante que o homem a ajude nos afazeres e deve argumentar que isso vai gerar um equilíbrio maior entre o casal. Para fortalecer o discurso, valem algumas conclusões de pesquisas internacionais:
- Maridos e namorados se sentem culpados quando não ajudam a arrumar a casa. É o que sugere um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicado em junho. A autora da pesquisa se baseou em resultados dos indicadores sociais de 30 mil europeus de mais de 20 países. Os homens foram questionados sobre a quantidade de tempo que usam para se dedicar a atividades como cozinhar, lavar, limpar e fazer supermercado. E, ao contrário do que os pesquisadores esperavam, descobriu-se que são eles que mais se beneficiam com a divisão justa dos trabalhos domésticos — exatamente porque, assim, se livram da sensação de culpa.
- Homens que se dedicam aos afazeres da casa têm saúde melhor. Um estudo divulgado em outubro pela Universidade Umeå, na Suécia, analisou mais de 700 pessoas ao longo de 26 anos e concluiu que os homens que não dividem as tarefas domésticas com sua parceira têm mais problemas de saúde, como ansiedade e dificuldade de concentração. Por outro lado, aqueles que concordam em ajudar se mostram mais felizes e serenos.
- Existe uma relação diretamente proporcional entre a quantidade de afazeres domésticos realizados e a frequência das relações sexuais. Em 2009, um estudo da Universidade de Montclais, nos Estados Unidos, que avaliou mais de sete mil casais, revelou que quanto mais algum membro do casal se dedica a cuidar da casa, mais sexo ele faz com seu par.
4- Planeje e divida
É preciso listar todas as tarefas de casa e montar um calendário para cada um. Alternar as obrigações a cada semana ou a cada 15 dias também facilita o processo. “Esse cronograma ajuda a criar um hábito e gera comprometimento”, afirma José Roberto Marques. Também vale lembrar: dividir tarefas é diferente de apenas ajudar. Os homens têm de botar a mão na massa.
5- Deixe a parte boa para ele
Antes de dividir as tarefas, é importante perceber quais os interesses do homem dentro de casa e quais são as aptidões dele. “Deve-se abandonar as divisões tradicionais por gênero. O casal tem de ser flexível e plural”, afirma Andrea Magalhães, professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Andrea diz que as pessoas têm mais sucesso quando conhecem o processo e quando aquilo lhes dá prazer. O que deve ser estabelecido é um acordo de preferências. “Não adianta pedir pra ele bater a roupa na máquina. É mais viável que o homem ajude em consertos”, diz Teresa Bonumá. 
6- Não use de chantagem
“Só cozinho se você lavar a roupa.” Pode ser que a estratégia dê certo algumas vezes, mas os especialistas afirmam que, a longo prazo, isso não é efetivo. A troca deve ser consciente, e não apenas uma obrigação de corresponder às expectativas do outro.
7- Façam juntos
Lavar a louça e cozinhar podem ser momentos de convívio entre o casal. “É como transformar a dificuldade numa ação prazerosa”, diz José Roberto Marques. O compartilhamento de experiências e sentimentos consolida o vínculo conjugal.
LUÍZA KARAM, revistaepoca.globo.com



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: