10 dicas para economizar combustível

Para sobrar mais dinheiro no final do mês, existem duas alternativas: ganhar mais ou gastar menos. Se for possível ganhar mais e gastar menos, é ainda melhor!

Como economizar combustível

Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a minimizar o efeito da elevação de preço dos combustíveis, permitindo assim fazer a sua parte para colaborar com o meio ambiente. E também com seu bolso
Felizmente, a maioria dessas coisas são do senso bastante comum e pode ser integrado facilmente em sua “rotina de condução”, de modo que pode ser facilmente incorporado ao seu dia-a-dia.
Você também vai observar que muitas dicas também estão relacionadas com a segurança.
Vamos às dicas para reduzir o consumo de combustível:

1. Não dirija se não for necessário

Pense nisso, quantos pequenos trajetos você realiza durante a semana, onde você dirige menos de um ou dois quilômetros?
10 dicas para economizar combustívelSe você vai ao supermercado para fazer a compra da semana ou do mês, é certamente compreensível que seja necessário ir de carro, mas se você está indo só para pegar até 5 itens e o supermercado fica perto da sua casa, porque não caminhar ou andar de bicicleta?
O mesmo pode ser dito para idas à casa de amigos, levar os filhos para a escola, ir à padaria, entre outros.
Moral da história: por mais óbvio que seja, se você não dirige, não consome combustível.

2. Evite ficar parado com o motor ligado

Muita gente pensa que vale mais a pena deixar o carro ligado do que desligar o motor, pois o carro consome muito durante a partida. Mas estão enganados.
A partida do motor equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos.
Por essa razão, se você vai ficar parado por mais que 10 segundos, é mais vantajoso desligar o motor até que seja necessário se mover. No entanto, é essencial observar as condições de segurança para tal.
Muitas vezes ficamos com o carro ligado enquanto esperamos alguém em frente à sua residência, quando estamos num grande congestionamento, esperando os filhos no estacionamento da escola, entre outros.

3. Mantenha a aceleração constante e moderada

Um “pé pesado” significa que o consumo do seu carro será muito ruim. Essencialmente, você está fazendo o trabalho do motor do carro muito mais difícil do que o necessário, e, para obter a energia necessária para chegar rapidamente até a velocidade almejada, ele vai precisar para queimar mais gasolina.
No entanto, você também não quer acelerar tão lentamente a ponto de deixar o motor morrer, pois isso também prejudica o consumo de combustível. Manter uma rotação agradável e constante é a melhor opção.

4. Dirija próximo ao limite de velocidade

Quando estiver na estrada, tente ficar no (ou perto do) limite de velocidade. Enquanto a velocidade ideal para o consumo de gasolina vai variar de acordo com marca e modelo, é de conhecimento geral que quanto mais rápido você estiver, especialmente em velocidades de estrada, pior será o consumo do veículo.
Dirigir acima do limite de velocidade da estrada vai reduzir piorar o consumo do seu carro entre sete e 23 por cento. A velocidade ideal de cruzeiro varia entre 80 e 100 km/h.

5. Evite acelerar ou frear desnecessariamente

Frear constantemente ou acelerar seu veículo para chegar mais rápido a um semáforo fechado só serve para desperdiçar combustível.
Ao acionar os freios, você está desperdiçando a energia (ou seja, queima de combustível) que levou para chegar até a velocidade e, em seguida, você vai precisar para queimar mais combustível para voltar a acelerar.
Ao acelerar até semáforos, mais uma vez, você está usando a energia que você sabe que de fato não precisa.

6. Mantenha seu carro o mais aerodinâmico possível

Quanto mais aerodinâmico seu carro estiver (ou seja, quanto menos resistência é colocada sobre ele), melhor será o consumo.
Isto significa que você deve dirigir com as janelas fechadas (mais sobre isso na próxima dica), o teto solar fechado e guardar todos os itens extemporâneos (bagageiro de teto, bandeiras de times, etc) no veículo.

7. Use o ar-condicionado durante as viagens

Todo mundo sabe que a utilização do ar-condicionado aumenta em até 20% o consumo de combustível. Entretanto, em determinadas situações, é melhor utilizar o ar-condicionado do que abrir as janelas.
Se você estiver dirigindo a menos de 60 km/h, vale mais a pena baixar os vidros, dado que a resistência do ar nessa velocidade não compensa o gasto com o ar-condicionado ligado.
No entanto, se você está viajando acima de 60 km/h e a velocidade será mantida nesse patamar, é mais vantajoso manter as janelas fechadas e ligar o AC. Isso ocorre porque a resistência do ar com a janela aberta seria tão grande que o esforço adicional gastaria mais combustível que ligar o ar-condicionado.

8. Calibre seus pneus

Antes de viajar, certifique-se de que os pneus do seu carro estão calibrados corretamente. Pense nisso desta maneira: você já tentou guiar uma bicicleta que estavam com os pneus murchos? Teve muito mais trabalho para alcançar determinada velocidade e manter, não é?
A mesma coisa vale para o seu carro. Pneus descalibrados, essencialmente, aumentarão o consumo do seu carro em 2 a 3%. Além disso, essa atitude aumenta a vida útil dos pneus.

9. Substitua regularmente o filtro de ar do veículo

Dirigir por aí com um filtro de ar sujo ou obstruído pode reduzir o desempenho do seu veículo em até 10 por cento, o que, a preços de hoje, é o equivalente a cerca de 28 centavos para cada litro de gasolina que você compra (considerando que o litro custe R$ 2,80).
Se você considerar que um novo filtro de ar custa menos de R$ 30, não há nem o que se discutir :)

10. Tire do carro tudo que não for necessário

Como regra geral, para cada 50kg extras que você carrega no seu carro, o consumo aumenta em até 2%. Por essa razão, qualquer coisa que estiver sendo transportada desnecessariamente deve ser retirada do veículo.
Muitas vezes voltamos de viagem e, por preguiça, deixamos de tirar todas as bagagens; ou temos que realizar a manutenção em algum produto, colocamos no carro para levá-lo para o conserto e adiamos essa tarefa por vários dias, entre muitos outros exemplos.

Conclusão

Como pôde ser visto, todas as dicas são simples de serem implementadas e incorporadas ao nosso dia-a-dia. Além disso, algumas delas também estão relacionadas com a nossa segurança e conforto, de modo que são até agradáveis de serem adotadas.
Por fim, a principal fonte para este artigo foi o site Daily Fuel Economy Trip (em inglês).
Até a próxima!
Imagem: FreeDigitalPhotos.net, /queroficarrico.com

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: