Livro recomendado: Faça fortuna com ações antes que seja tarde


Hoje o Portal  traz mais uma dica de leitura: o livro "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" do jornalista e investidor Décio Bazin.  Ele traz idéias simples, mas que se bem aplicadas podem levar ao sucesso financeiro na Bolsa de Valores. Vamos à resenha!

Sabe aquele livro que você termina de ler e pensa: porque eu não havia pensado nisso antes? E ainda fica aquela sensação de agradecimento ao autor?
O livro "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" é um desses livros e no meu caso também foi um divisor de águas. Escrito pelo jornalista e investidor Décio Bazin (que foi durante muito tempo colunista do jornal Gazeta Mercantil) traz de forma clara e muito didática o conceito de que o "investimento vale pela remuneração que ele traz". Se não ficou claro, o autor nos ensina que a ação tem seu valor pelo retorno em dividendos que ela traz e diz que comprar empresas que não remuneram bem o investidor é investir através de especulação. Seria o mesmo que comprar um imóvel que não remunera um aluguel justo. Para Décio como sócios (mesmo que minoritários) da empresa em que estamos investindo temos o direito de receber uma remuneração justa pelo investimento. E é deste conceito que surgiu o investimento em dividendos em que muitos de nós nos dedicamos hoje. Ele não foi inventado pelo autor, mas foi "traduzido" de forma objetiva ao leitor. Compre Aqui
Além disso o livro é bem divertido pois mostra toda a experiência do autor no mercado de capitais e as "figuras" que ele encontrava e tinha contato na Bolsa tanto de São Paulo como da extinta Bolsa do Rio  de Janeiro.
O autor, Décio Bazin infelizmente já faleceu (segundo minhas pesquisas na internet, me corrijam se eu estiver errado!) mas o livro ainda hoje é muito comentado e gera muitas discussões, inclusive sendo citado como um dos achados do mega investidor Lirio Parisotto que até hoje em suas palestras  e em seus investimentos privilegia o famoso "faz me rir", ou seja, os dividendos pagos ao investidor.

Ainda assim o livro é um pouco criticado por conter alguns dados que hoje não são mais aplicáveis (e isso é verdade pois os tempos são outros) mas que em nada tiram o brilhantismo da ideia central do livro. Compre Aqui
Além disso o apêndice traz uma das explicações mais simples e fáceis sobre o mercado de opções (que o autor não gostava, mas não poderia deixar de explicar). 

Para finalizar trago alguns alertas preciosos do autor que o leitor se depara logo nas primeiras páginas do livro: 

"- Preços não sobem nem descem na bolsa de valores
- Na bolsa, como no amor, é melhor esquecer os maus momentos
- Ter dinheiro e perdê-lo é pior do que nunca tê-lo tido
- Há duas coisas que incomodam na bolsa: os prejuízos da gente e os lucros dos outros
- O futuro recompensa os que têm paciência com ele"


LIVRO ALTAMENTE RECOMENDADO!


E você leitor já teve contato com este livro? O que achou? Deixe sua mensagem!

Rafael Mariano Autor do Ebook




O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: