Dicas para ministro de Louvor Parte 1


Dicas para Condução do Louvor Parte 1

Ramon Tessmann

Introdução

Muitos irmãos por todo o Brasil têm se perguntado: "Como um grupo musical pode conduzir um período de louvor corretamente? Existe uma fórmula para conduzir uma reunião com sucesso? Qual deve ser a ordem do louvor? O que devemos fazer em determinadas situações? Devemos seguir um roteiro pré programado?".

Bem, a primeira coisa a ser entendida é que não existe fórmula secreta para conduzir um período de louvor com sucesso. Todos sabemos que cada dia é diferente do outro. Um dia a igreja pode estar alegre, em outro ela pode estar em luta ou enfrentando variados problemas, é o que chamamos "culto pesado". No entanto, podemos pôr em práticas várias dicas que podem ajudar o grupo a ministrar melhor o louvor. Leia atentamente abaixo as atitudes que tomamos no Ministério Vida Nova e que têm nos abençoado grandemente:

Músicos

Os músicos devem estar dispostos a tocar uma música ou sessenta músicas. Ninguém sabe qual o propósito de Deus para cada reunião, às vezes o período de louvor pode ser curto, mas outras vezes Deus pode começar a agir e nestas horas o músico não pode dizer: "Não quero mais tocar, estou cansado!". Os instrumentistas também devem adorar a Deus junto com a igreja, devem ter expressão de louvor. A bateria deve ser tocada com sensibilidade e com técnica, para não fazer barulho demais e nem descompassar a igreja. O volume deve ser mixado e equalizado conforme o espaço físico. Os instrumentos devem ser afinados antes do culto.

Vocais

A afinação é essencial. Ninguém consegue cantar junto com uma pessoa que não consegue se manter na entonação. Os vocais devem saber todos os cânticos do repertório ou pelo menos a maioria deles, tanto a letra quanto a melodia. Devem ser ágeis para cantar as músicas em tons diferentes, pois a nossa voz soa diferente em cada período do dia. Devem estar atentos para o mover do Espírito Santo, perceber o momento de cânticos espirituais, de alegria, ... Devem estar aptos a orar uns pelos outros, ministrar com os irmãos e com a igreja, etc. A intercessão e o apoio durante a ministração também deve ser contínuo.

Ministro

A musicalidade (dom musical) e a capacidade de falar em público (sem nervosismo) serão essenciais, pois o ministro é quem guia a igreja, tanto na música quanto na Palavra. Deve reunir o grupo antes do início da reunião para oração, intercessão e um tempo de comunhão com o grupo que irá ministrar. Nunca falar mais que o necessário. Ás vezes as igreja quer cantar e o ministro continua falando, falando, falando, ...

Retroprojetor

A pessoa que é responsável pelo retro projetor deve ser extremamente ágil para encontrar os cânticos na pasta. Ele deve também ter o cuidado para não deixar faltar nenhum cântico, principalmente os mais novos. A pessoa também deve estar atenta ao mover de Deus e aos toques musicais de cada música para poder procurar as músicas antes mesmo de o grupo ter começado a cantar. Ao mesmo tempo ela deve ter disposição para adorar ao Senhor junto com a igreja e ter expressão de louvor assim como os músicos.

Conclusão

Bem, como eu já mencionei não existe fórmula secreta para Deus agir em grupo musical, mas podemos parar com várias atitudes que, às vezes, podem estar atrapalhando o período de louvor. Podemos também nos aperfeiçoar nas áreas onde já estamos acertando. Espero que você coloque em prática o que está neste artigo, pois por experiência própria nós, do Min. Vida Nova, temos feito isso e temos provado uma grande diferença em nosso grupo. Meus queridos irmãos, com certeza Deus é merecedor do nosso melhor e do nosso melhor esforço, e por AMOR podemos colocar tudo isto em prática, para a honra e glória Dele!!!

Dicas para ministor de Louvor Parte 2




O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

1 comentários:

Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

Algumas palavras populares que amaldiçoam a propria pessoa que fala, veja neste link abaixo em nosso blog:

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/

Aproveite e Acesse nosso site, com mais conteudo para você

www.assembleiabelem.br22.com