Líder fora do comum


Um Líder fora do comum

Encoraje seus Liderados a descobrir e buscar seus próprios deveres

Toda Pessoa Foi Criada Para Um Propósito.

As pessoas em sua Célula ou Congregação foram criadas para se tornarem Resolvedores de Problemas. O problema que elas foram criadas para resolver é o Dever de cada uma. Os dentistas resolvem problemas de dentes. Os advogados resolvem problemas legais. As mães resolvem problemas sentimentais.

Quando você está pregando, pense no seu povo. Você sabe quais são os problemas que eles foram criados para resolver? Muitos Líderes/Pastores não sabem nem os trabalhos, carreiras ou paixões de sua Célula/congregação. Às vezes, nossas mensagens não se relacionam com as metas e sonhos específicos daqueles a quem nós amamos e servimos.

Certo pastor, indo a uma cruzada e um jovem muito interessante, representando seu pastor e igreja, foi me encontrá-lo no aeroporto. Dirigindo para o hotel, ele confidenciou seu sonho. Ele sonhava em abrir sua própria firma. O assento do carro ao seu lado estava cheio com livros sobre os seus objetivos e sonhos. Ele estava muito entusiasmado com isso. Ele estava tendo encontros com mentores diferentes sobre o seu Dever. Após escultá-lo cuidadosamente. Eu fiz muitas perguntas e isso o entusiasmou mais ainda. O seu rosto brilhava enquanto ele descrevia suas metas. Sua conversa era animada e cheia de entusiasmo genuíno. Ele estava construindo sua vida inteira ao redor de seu sonho, aquele Dever que ele sentia tão forte dentro dele.

Após discutir isso com seu pastor no dia seguinte, o pastor ficou sinceramente surpreso.

"Eu nunca tive conhecimento sobre o que eram seus negócios," o pastor confessou. "Mas, ele tem frequentado nossa igreja por algum tempo".

Vários anos atrás, uma das senhoras idosas, de uma igreja morreu. Quando ela morreu, o pastor não sabia nem seu endereço. Ele nem sequer compartilhou uma refeição com ela pessoalmente, entretanto ela tinha estado no quadro de empregados por quase dez anos como zeladora.

Ele usou seus dons.
Ele confiou no seu. julgamento.
Ele recebeu suas ofertas.

Ainda assim, ele não teve interesse algum nas próprias metas e sonhos da senhora idosa. Isso é trágico. Você vê, Deus não criou as pessoas para o ministério. Deus criou o ministério para as pessoas. Cada pessoa na sua Célula ou igreja precisa de você.
As pessoas na sua congregação precisam de seu conselho relativo aos seus Deveres, suas metas e sonhos. Vá em direção a elas. Peça seus cartões com endereços onde elas trabalham, e mantenha esses cartões em seu Livro de Orações Pessoais no seu Lugar Secreto.

conselhos úteis para fazer seu ministério mais eficaz na vida diária e rotina de seu povo

Conselhos úteis para fazer seu ministério mais eficaz na vida diária e rotina de seu povo

1. Faça Com Que Cada Pessoa Na Sua Congregação Complete um Formulário "Sonhos E Metas". Mantenha esses formulários em um fichário no seu Lugar Secreto de oração. Ore para os sonhos e metas contidos nos formulários.

2. Solicite Um Cartão de Negócios Ou Uma Fotografia Do Lugar Pessoal Onde Eles Trabalham Todos Os Dias. Mantenha isso para as temporadas de intercessão.

3. Converse Com Cada Pessoa De Seu Povo Com Um Desejo Genuíno De Os Entender Levando Em Conta O Próprio Mundo Que Cada Um Vive. Você vê, o mundo deles não é a Igreja. A vida que eles levam não é de preparar sermões para outros. Eles sofrem rejeição, enfrentam raiva, tentação e centenas de situações sem um conhecimento forte da Palavra.

4. Interrogue-os Continuamente Sobre Seu Progresso Em Direção De Suas Metas E Dever. Jesus fez isso. Simão Pedro foi pescar. Ele não pegou nada. Quando estava amanhecendo, Jesus bradou, "Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não". (João 21:5)

Jesus continuamente demonstrou interesse em sua dor, suas vitórias e seu progresso. Sua dor era Sua porta para a vida de Seu povo.

Quando você entende as necessidades, medos e metas de seu povo, suas instruções para eles se tornam mais relevantes, úteis, desejadas e celebradas. Quando os discípulos expressaram sua perda para Jesus, Ele disse simplesmente, "Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não podiam tirar, pela multidão dos peixes". (João 21:6) Você, também, pode ter esse mesmo resultado.

Rebanho Feliz é a obsessão do Pastor Fora do Comum. E por isso que o Grande Pastor instruiu, "Apascenta as minhas ovelhas". (Leia João 21:15-17) Encoraje seu povo a descobrir e buscar seu próprio Dever. Este é um dos Segredos dos Líderes bem sucedidos

Não negligencie o Sofredor mais próximo a você

Às Vezes, A Concentração O Cega.
Este é o "lado ruim" da concentração. É o lado negativo da obsessão por sua chamada. Como Líder/ministro, você tem metas e sonhos que quer alcançar. Você se torna obcecado e extremamente focalizado nessas metas e sonhos. Seu programa de trabalho diário revolve ao redor dessa obsessão. Toda conversação contribui para aquele sonho que você está tentando gerar. Você está lutando, trabalhando até à exaustão... para completar seu Dever aqui na Terra. Mas, alguns próximos a você, estão sofrendo.

Eles começam a se afastar. Tornam-se introspectivos. Muitas vezes, eles fícam receiosos e não se comunicam com você. Eles vêem sua tensão, seus fardos e seus afazeres. Eles se sentem sem importância, insignificantes e desnecessários.
Eles acreditam que a busca de qualquer atenção sua é considerada uma interrupção ou distração. É assim que eles se sentem.

Seu ministério verdadeiro começa com aqueles-mais próximos de você.

É por isso que Jesus levou seus discípulos de lado, longe da multidão. "E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer". (Marcos 6:30-31)

Coisas Que Você Deve Saber Sobre Aqueles Mais Próximos A Você

1. Aqueles Que Ministram Para Você Exigirão Ministério De Você.
Caso - 1

Ontem à noite, isso aconteceu comigo. Três de nós estávamos trabalhando em meu Quarto de Sabedoria, em um projeto. Eu estava consumido com um livro. Eu lutei duro para preservar esse tempo privado, longe do púlpito e de viagens. De repente, uma jovem da minha equipe começou a chorar. Eu me lembrei imediatamente que ela havia me pedido várias horas antes para orar por seu pai. Ele estava em uma situação crítica no hospital, a mil quilómetros de distância. Eu tinha intenção de orar por ele, mas meu livro no momento era minha obsessão. Enquanto ficava sentada lá, sua mente não conseguia parar de pensar no amor que ela sentia pelo seu pai.

Eu estava errado. Eu negligenciei as necessidades de alguém próximo de mim. Imediatamente eu parei, me desculpei e tirei um tempo de oração especial.

2. Alguém Que Nunca Causa Dificuldade E Normalmente Ignorado.
Caso - 2

Isso aconteceu comigo alguns meses atrás. Meu gerente geral mencionou uma situação muito difícil que uma pessoa no meu quadro de empregados estava enfrentando. Eu fiquei atordoado. Muitos tinham conhecimento desse problema por muito tempo. E eu não tinha conhecimento nenhum do problema. Mas, por que? Essa minha empregada não era de reclamar. Ela era uma pessoa grata. Ela não era uma manipuladora, não era de manobrar as pessoas ao redor de si em direção ao seu problema. Ela era quieta, tímida e só. Outros que experimentavam problemas semelhantes eram frequentemente exigentes, faladores e francos. Assim, eles recebiam a atenção que buscavam.

As crianças quietas precisam de atenção tanto quanto as crianças opiniosas. Ainda assim, elas são geralmente negligenciadas.

3. As Pessoas Ao Seu Redor, Que São Mais Leais, Raramente Revelarão Suas Necessidades E Sofrimentos Profundos.
Caso – 3

Enquanto estava orando recentemente, o Espírito Santo me lembrou de um dos membros do quadro de empregados. "Quando eles receberam seu último aumento?", eu perguntei a meu gerente geral.

"Eu realmente não sei", foi sua resposta, "mas eu vou procurar saber".

Essa minha auxiliar não tinha recebido aumento de salário por mais de dois anos de trabalho para o ministério. Ela nunca reclamou. Mas, eu negligenciei suas necessidades. Todas as semanas eu recebo centenas de telefonemas no escritório. Todo o mundo parece estar em crise.

Com muita frequência nós respondemos aos que gritam mais.
Com muita frequência nós respondemos aos mais insolentes.
Com muita frequência nós respondemos aos mais persistentes.

E por isso que as famílias de ministros são geralmente as últimas a receber atenção. Nossos empregados são, frequentemente, os últimos a receber nossos favores.

4. Aqueles Mais Próximos De Nós Deveriam Ser Os Primeiros A Receber O Fruto De Nosso Amor, Bênção E Atenção.

Quem precisa de uma temporada especial de restauração e relaxamento? Quem precisa de um ouvido de compreensão? Quem está sendo ignorado por outros? Quem está sofrendo uma crise financeira de verdade? "Não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo". (Provérbios 3:27)



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: