Pessoas despreparadas podem participar de uma equipe de Louvor?


Pessoas despreparadas podem

participar de uma equipe de Louvor?

por Ramon Tessmann

Em muitos e muitos lugares pessoas têm carregado esta dúvida em seus corações: "Pode uma pessoa despreparada musicalmente subir no palco para tocar ou cantar, mesmo estando com a motivação de louvar a Deus?". Bem, este é realmente um assunto delicado já que não é difícil encontrar pessoas nesta situação.


Com certeza, cada igreja deve saber selecionar bem os seus músicos e cantores. Este trabalho deve ser dado obrigatoriamente a uma pessoa apta, com talento musical ( ou como costumamos dizer, pessoa que tem ouvido ou estudo musical!). Assim era feito dentro do povo de Israel. Pessoas com talento musical eram as escolhidas para louvar, ou nas palavras da própria Bíblia, os que eram entendidos nisto (música). Tudo era realmente organizado. (I Cr 15.22)

Podemos perceber também, através das Escrituras, que as pessoas mais estudadas em música eram as prioridades. As pessoas que mais sabiam tocar eram as primeiras a serem escolhidas. Um exemplo disto é a história onde o Rei Saul era atormentado por um espírito maligno. A primeira coisa que ele fez foi pedir uma pessoa que soubesse tocar bem. Um dos seus servos respondeu: "Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem...". Esta pessoa era Davi, que por sinal era um ótimo músico. (I Sm 17.18)

Não há dúvidas que Deus merece o melhor que temos. Apesar disto, um grande erro vem acontecendo nas igrejas. Muitas desculpas esfarrapadas são inventadas para amenizar os problemas que uma pessoa despreparada pode causar em uma equipe musical. Muitos líderes e pastores tentam consertar o erro dizendo:

"Não há outra pessoa para fazer"

"Ele é o melhor que nós temos"

"O conjunto tem que estar completo"

A partir daí colocam qualquer pessoa que tenha vontade de louvar. É importante sabermos que a maioria das pessoas de qualquer igreja gostaria de subir para cantar, por diversas razões, mas não têm o dom musical. Muitos se preocupam somente em formar uma equipe completa, sem pensar na vida espiritual dos integrantes. Há uma frase de grande valor que conhecemos hoje no ministério de louvor: "Deus não quer número de instrumentistas, e sim, obediência!". Como eu sempre digo: "Deus não quer quantidade, mas sim qualidade, tanto espiritual como musical!". Reconheço que às vezes é difícil dizer não e é duro ter explicar a razão de a pessoa não poder ministrar, mas se isto não acontecer as conseqüências podem ser desastrosas.

Outro erro que vemos por aí é colocar uma pessoa na equipe de louvor porque ela tem ou comprou um bom instrumento. Muitas vezes a pessoa nem foi chamada para esta obra, mas sobe no altar para ministrar pela razão de possuir um bom instrumento. É igual a time de fundo de quintal. Se o Joãozinho traz a bola ele joga, não importa se joga bem o mal!!! O importante é que ele trouxe a bola.

Meus queridos irmãos, vamos ter um pouco de sabedoria ao escolher os nossos músicos e cantores. Não é errado querer formar uma equipe de louvor completa, pelo contrário, isto irá engrandecer a Deus, mas não podemos fazer isto com ansiedade e muitas vezes sem pensar nas conseqüências. Se sua equipe está desfalcada, mantenha a calma e não se desespere. Se você deseja mais músicos para a sua igreja, PEÇA A DEUS, e Ele será fiel contigo. Ele enviará as pessoas certas para a sua equipe, mas tudo no seu devido tempo.

Um abração em Cristo Jesus e até a próxima,

Ramon Tessmann

Se você foi abençoado por este estudo, mande para outros

fonte portal gospel





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: