Definindo O Perfil Do Líder Empreendedor





Em tempos de competências, de reestruturações empresariais, de competitividade e globalização, uma luz que se apresenta é a possibilidade de desenvolver o potencial empreendedor e fazer a diferença no ambiente de trabalho.
Para ser bem-sucedido(a), no entanto, é necessário saber fazer (ser competente) e querer fazer (estar motivado).
Para motivar-se é preciso mudar atitudes, mas antes de tudo, reconhecer dificuldades e potencialidades.

ORIGEM DO MOVIMENTO
Na década de 1960, quando David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, identificou nos empreendedores bem sucedidos um elemento psicológico crítico, denominado por ele de motivo de realização ou impulso para melhorar, iniciou a base do movimento empreendedor.
No Brasil, já existem escolas de formação de empreendedores, programas de capacitação em empreendedorismo e a cultura vem sendo formada pouco a pouco.
OS INDICADORES DO EMPREENDEDORISMO
Os indicadores podem estar agrupados em três áreas:
1. REALIZAÇÃO
2. PLANEJAMENTO
3. PODER.

No campo da REALIZAÇÃO destacamos
BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS, compreendendo um conjunto de atitudes, dentre elas:
• Fazer as coisas antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias.
• Agir para expandir os espaços de atuação, visando novas estratégias, produtos ou serviços.
• Aproveitar as oportunidades fora do comum para propor um projeto novo, procurar os recursos e prever as formas de empreender a idéia.

PERSEVERANÇA:
• Capacidade de superar obstáculos significativos, movimentando-se com assertividade.
• Capacidade para agir repetidamente ou mudar para uma estratégia alternativa, a fim de enfrentar o desafio ou superar obstáculos.
• Assumir a responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para o alcance de objetivos e metas.
COMPROMETIMENTO:
• Disposição para dedicar um esforço extraordinário para completar uma tarefa ou projeto (neste item podemos agregar a disciplina pessoal);.
• Facilidade para colaborar com os parceiros ou assumir o lugar dos mesmos para concluir um trabalho;.
• Esmero na manutenção e nível de satisfação dos clientes internos (espírito de parceria).

EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA:
• Busca de formas de fazer as coisas melhor, mais rápido ou com custo mais baixo.
• Vontade de realizar atendem ou superam padrões de excelência.
• Desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja concluído a tempo e que atenda padrões de qualidade previamente determinados.

CORRER RISCOS CALCULADOS:
• Avaliar alternativas e calcular os riscos deliberadamente.
• Procurar controlar resultados.
• Enfrentar situações de alto risco ou risco moderado demonstrando controle emocional.

No campo do PLANEJAMENTO estão:
ESTABELECIMENTO DE METAS:
• Definir objetivos e metas desafiantes e com significado pessoal.
• Estabelecer objetivos e metas de longo prazo, claros e específicos.
• Estabelecer objetivos e metas de curto prazo de fácil mensuração.
BUSCA DE INFORMAÇÕES:
• Procurar informações de clientes, fornecedores e concorrentes.
• Investigar pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.
• Consultar especialistas, assessorando-se tecnicamente ou comercialmente.
PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS:
• Criar um plano de execução, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos.
• Revisar os planos feitos, baseando- se em informações sobre o desempenho real e situações novas.

Finalmente o conjunto de PODER, compreende:
PERSUASÃO E REDES DE CONTATOS:
• Fazer uso de estratégias pró-ativas para influenciar ou persuadir terceiros.
• Utilizar pessoas-chave como meios para alcançar seus próprios objetivos.
• Agir para desenvolver e manter um bom relacionamento comercial.
• Atuar com a estratégia de “ mapa do poder” .
INDEPENDÊNCIA E AUTO-CONFIANÇA:
• Buscar autonomia em relação a normas e controles de terceiros.
• Manter o seu próprio ponto de vista mesmo diante de opositores ou de resultados insatisfatórios.
• Expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

É raro encontrar todas as características empreendedoras numa só pessoa, com Pontuações elevadas e sim equilibradas.
Tais características devem ser exercitadas de forma sensata e estar presentes na pessoa do empreendedor ou de seus parceiros, para formar um todo harmônico. Exemplificando, não adianta estabelecer metas se não somos perseverantes na ação. Não adianta buscar oportunidades se não nos aprofundamos na busca de informações e assim por diante.

FONTE: Este texto foi baixado na internet e adaptado por Maria Rita Gramigna. O original foi elaborado por Silvio Olivo e Álvaro Mello são sócios da Associação Brasileira de Desenvolvimento do Empreendedorismo



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