A liderança responsável

Livros - Submarino.com.br


A liderança responsável
Como se obtém resultados da maneira certa

No mês passado, durante a 35a edição do Conarh (Congresso Nacional de Recursos Humanos), tive o prazer de conhecer pessoalmente o professor John Wells, atual presidente do IMD. Sediado em Lausanne, na Suíça, o IMD é considerado o melhor MBA do mundo pela revista inglesa The Economist. O professor Wells me impressionou não só por ter uma formação acadêmica extraordinária — com graduação em Oxford, mestrado e doutorado em Harvard —, mas também pelo seu currículo profi ssional.

Foi diretor fi nanceiro mundial da Pepsi e presidente de uma subsidiária da empresa na Polônia, além de ter sido o presidente de uma das maiores empresas de turismo do Reino Unido. Wells explicou o conceito de liderança responsável, no qual não basta obter os resultados certos, também é preciso obter os resultados de maneira certa. A profundidade deste aparentemente simples jogo de palavras é enorme. Obter resultados certos ou esperados é uma função fundamental da liderança. Mas obter esses resultados da maneira certa é o que faz toda a diferença.

E como se obtém os resultados da maneira certa? Fazendo as seguintes perguntas: Estou sendo honesto ao obter esses resultados? Não estou manipulando números ou fazendo truques contábeis? Estou sendo justo? Na corrida para obter os resultados certos, será que estou prejudicando alguém, ou tirando valor de algum patrimônio da empresa? Estou trabalhando com a correta dimensão de tempo? Será que não estou hipotecando o futuro? A maneira pela qual obtive os resultados não está causando danos que só serão percebidos mais tarde?

O olhar de longo prazo, o foco na perenidade, a atuação consciente e não predadora são importantes características da liderança responsável. Simples de dizer. No entanto, o presidente da melhor escola de administração do momento faz um alerta: “Sem líderes responsáveis, fatalmente enfrentaremos outra crise mundial, pois esta última, tão grave, não começou como uma crise econômica, mas sim como uma crise de honestidade e de falta de liderança”. Pense nisso, e avalie sua responsabilidade.


fonte/ voce s/a


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: