Como Começar a Cuidar das Finanças

Como Começar a Cuidar das Finanças

O primeiro passo é entender que o seu limite de gasto não é a sua renda. Isso mesmo, não gaste toda a sua renda. Pague-se primeiro. Sugerimos que faça uma reserva de 10% (caso seja assalariado) e 20% caso seja um profissional liberal. Esse valor poderá ser usado para realização de planos de médio e longo prazo ou ainda para cobrir eventuais imprevistos.

Anote todas as despesas, todos os gastos. Você poderá escolher a forma que lhe for mais conviniente ou seja, folhas de papel, caderno ou caderneta, planilhas básicas ou avançadas no computador e etc.

É preciso conhecer a situação, para isso proceda por um período mínimo de 1 mês anotando todas as despesas. Dessa forma será possível saber para onde está indo seu dinheiro.
Identificando os gargalos, ou seja as saídas, é hora de enxugar, diminuir e cortar gastos desnecessários ou supérfluos. É o momento de adequar e ajustar o orçamento, negociar dívidas e estabelecer metas e planos de curto, médio e longo prazo.

As anotações deverão ser feitas diariamente, elas deverão conter data, descrição e valor do gasto. Você perceberá que o fato de ter que anotar cada despesa, fará com que você diminua os gastos. (é o fator psicológico) Experimente!!!!!


Minha foto
Cristiane Almeida
Mauá, São Paulo
Economista, Pós-Graduada em Contabilidade e Finanças, pela UNIFMU. Experiência no setor privado, na análise econômica e financeira de grandes corporações (nacionais e multinacionais). Ministra Palestra sobre Educação Financeira Pessoal e Familiar, afim de promover o bom uso dos recursos e uma maior qualidade de vida.
Colunistado blog liderar Influenciar.
email: criscfa@uol.com.br

Segredos da Mente Milionária

T. Harv Eker









O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: