O que fazer se seu negócio não decola

Acho que estamos fazendo a coisa certa, mas o negócio não decola
Opções para alavancar a empresa quando ela está estagnada

Por Marcelo Cherto

Edi Pereira

"Há quatro anos, eu e minha esposa montamos uma loja de peças de montagem de bijuterias com nosso próprio capital. A minha esposa também fabrica bijuterias. As peças fabricadas são de muito bom gosto e acabamento impecável, só que não conseguimos alavancar o negócio, uma vez que os nossos recurso são poucos. Estamos organizados (CNPJ, trabalhamos com cartões, etc) e trabalhamos com um produto diferenciado, todos que conhecem as bijuterias gostam e voltam para comprar novamente. Estamos agora trabalhando com bijus em couro. Sempre pesquisamos moda para estarmos atualizados. Esse negócio é o meu sonho e o de minha esposa. Não fechamos ainda porque sempre apelamos às nossas próprias finanças, e isso às vezes nos traz problemas em casa. O que posso fazer para alavancar a empresa?"
Marcelo Costalopes

Meu caro Marcelo:
Não ficou claro para mim se o seu problema é (1) a falta de recursos para produzir maior volume de artigos (capital de giro para adquirir mais insumos e/ou contratar mais mão de obra) - o que leva sua empresa a perder vendas por falta de produto para entregar - ou (2) vendas abaixo de sua capacidade produtiva, o que o leva a ficar com produtos “encalhados”, seja por falta de divulgação, de um canal de vendas adequado ou outro fator ligado a marketing e vendas. Assim, no pouco espaço de que disponho, vou fazer sugestões relacionadas tanto a uma possibilidade, como à outra.

Se o seu problema for a falta de capital de giro, recomendo que busque negociar melhor com seus fornecedores, tentando obter melhores condições de pagamento. Pegar dinheiro emprestado em banco ou qualquer outro tipo de instituição financeira não é aconselhável para uma empresa com as características da sua. Portanto, você precisa encontrar uma fonte alternativa de financiamento. E a que me parece mais óbvia são seus fornecedores.

Se, por outro lado, você tem capacidade para produzir tudo o que conseguir vender e o seu problema estiver no volume de vendas que sua área comercial consegue gerar, então você precisa ampliar e/ou otimizar seus canais de venda. Um canal ainda relativamente pouco explorado para esse tipo de produto são os salões de cabeleireiros, assim como os profissionais que trabalham neles. Fazer um bom catálogo, ou produzir um bom mostruário, e deixar em cabeleireiros que sejam frequentados por clientes com o perfil do seu público-alvo pode ser uma solução. É claro que você terá que comissionar quem fizer as vendas, mas isso acredito que você já faz de alguma forma.

Contratar representantes comerciais confiáveis e profissionais para oferecer seus produtos a lojas que comercializem itens destinados ao mesmo público-alvo também pode ser uma saída. Resta saber se você consegue produzir por um custo tal que assegure a tais lojas as margens que essas hão de exigir.

O escritório do Sebrae na sua cidade poderá ajudá-lo com cursos, ferramentas de gestão e mesmo consultoria. Se você tiver a oportunidade, recomendo vivamente que se inscreva no Empretec, um curso intensivo de gestão de negócios que, no Brasil, é oferecido via Sebrae. Com certeza você aprenderá muita coisa útil a respeito de como extrair mais resultados de seu negócio.

Sucesso!
* Marcelo Cherto é Presidente do Grupo Cherto, formado pelas empresas Cherto Consultoria, Cherto Educação Corporativa, Franchise Store e MD Comunicação. É também membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor
Fonte/http://revistapegn.globo.com





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