ECONOMIZE SEM SOFRER

A Poupança ou Reserva precisa ser feita mensalmente, independente do valor, porém para que isto seja uma constante estabeleça alvos, metas, motivos e sonhos. È importante estabelecer valores que estejam dentro da sua realidade (caibam no orçamento), não dá para poupar toda a sua renda nem consumi-la toda. Mais importante do que o valor é a frequência. Assim você se manterá motivado e seguirá até o fim.
Alcançados os objetivos que poderão ser de curto, médio ou longo prazo, desfrute-os com prazer.
Aí vão alguma dicas de como economizar.

- Programando as Férias.
Sempre que possível agende para baixa temporada (março a junho ou agosto a novembro). Neste perído é possível obter significativa redução de preço no transporte, suvenirs (lembrancinhas), estadias além de evitar atropelos e dissabores de locais superlotados.
Algumas companhias aéreas dão desconto para voôs noturnos ou na madrugada.

- Presentes
Estabeleça limites de valor de acordo com o grau de parentesco ou afinidade (mas não nunca ultrapasse os limites do seu bolso), tenha em mente que presente é um desejo para outro.

- Carro
Faça a manutenção periodicamente em seu veículo e evite andar com combustível na reserva isso aumenta o desgaste do motor e diminui a vida útil.

- Alimentação
Fazer uma alimentação saudável, beber água, praticar atividade física regular e dormir bem contribuem para saúde física, beleza além de manter seu bolso em dia. Procedendo assim os gastos com farmácia são reduzidos significativamente.

- Dentista
Alguns acham acreditam que este seja um dos serviços mais caros, porém se forem feitas visitas regulares (a cada 6 meses), para proceder uma limpeza os gastos são bem menores tanto para adultos quanto crianças.

- Qualidade e Preço
Acreditava-se que tudo que é bom tem que ser caro, isto nem sempre é verdadeiro. Ouse experimentar marcas novas e marcas próprias (com o nome da loja) que geralmente são submetidas a rigorozo controle de qualidade. Alguns produtos são de uso diário, considere a hipótese de compra em conjunto com amigos ou vizinhos no atacado, fazendo um rateio haverá grande diminuição no preço unitário.

- Roupas
Lave as roupas separadamente coloridas, brancas e delicadas. Use quantidade adequada de produtos, como sabão em pó, alvejante e amaciante. Desta forma evitará o surgimento de manchas, bolinhas e outros danos e elas parecerão novas e se conservarão por mais tempo.

Minha foto
Cristiane Almeida
Mauá, São Paulo
Economista, Pós-Graduada em Contabilidade e Finanças, pela UNIFMU. Experiência no setor privado, na análise econômica e financeira de grandes corporações (nacionais e multinacionais). Ministra Palestra sobre Educação Financeira Pessoal e Familiar, afim de promover o bom uso dos recursos e uma maior qualidade de vida.
Colunistado blog liderar Influenciar.
email: criscfa@uol.com.br




O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: