Negociar é uma arte! Aprenda pechinchar em 7 lições

Pechinchar é uma arte. Muitos consumidores já nasceram com esse dom, e quem acha que não tem coragem (ou cara de pau) suficiente para barganhar os preços nas lojas precisa aprender, senão estará desperdiçando dinheiro a cada compra.

“Trata-se de um trabalho de superação pessoal”, brinca Gilberto Sarfati, professor especialista em negociação da FGV (Fundação Getulio Vargas).
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 “Em alguns países, como a Alemanha, não se consegue descontos: o preço informado inicialmente é o definitivo. Na cultura brasileira, porém, os valores sempre embutem uma gordura que pode ser retirada.”
Basta seguir o roteiro:
1 – Pesquisar muito para saber qual é o menor preço do produto e de similares no mercado
Esse valor vai servir de referência na conversa com o vendedor. Para móveis e eletrodomésticos, buscar na internet é o mais recomendável, pois na rede –inclusive nos sites das lojas de rua– se encontra os menores montantes. Deve-se anotar todas as cifras –os pechinchadores mais escolados chegam a recolher cartões de visita ou panfletos de lojas e escrever neles valores fictícios para apresentar em outros estabelecimentos e pedir que tal oferta seja coberta
2 – Mostrar interesse em adquirir o bem
Adotar uma atitude “blasé”, dizendo que “só está olhando” o produto, deixa o vendedor desestimulado. Melhor é elogiar a mercadoria, assim deixa-se claro que existe interesse em fazer negócio –só depende das condições
3 – Colocar alguns defeitinhos para justificar o desconto
Falar que a cor do carro não era exatamente a que se desejava, dizer que o apartamento está em um andar muito baixo ou que a geladeira não combina com os móveis da cozinha prepara o terreno para a negociação
4 – Fazer uma contra-proposta a partir do preço dado pelo vendedor
Deve-se colocar um lance um pouco abaixo (10% ou 20%, dependendo da mercadoria) do preço mínimo encontrado no mercado. Essa é a hora de sacar os folhetos e cartões de outras lojas. Como argumento, pode-se ainda frisar que a compra será concretizada à vista, por exemplo
5 – Chamar o gerente para a conversa caso o vendedor não alcance um bom preço
O superior sempre tem mais poder para tratar de abatimentos
6 – Vencer o vendedor pelo cansaço
“Como se sabe que o menor preço possível foi atingido? Isso acontece no momento em que o vendedor já está transtornado, louco da vida, e ainda assim entrega o produto”, afirma o professor Sarfati. “O melhor método é ir forçando o valor para baixo; só se descobre o limite quando o vendedor fica exasperado.”
7 – Se não houver acordo, blefar
O golpe de misericórdia é lamentar, dizer que adoraria comprar o produto mas não tem dinheiro suficiente, e dirigir-se à saída. Mesmo que não possa diminuir o preço, a loja acaba oferecendo um brinde ou melhorando a forma de pagamento
Com a prática, desenvolve-se uma intuição sobre os lugares em que é mais fácil conseguir descontos. Outlets, saldões e lojas de fábrica são estabelecimentos nos quais os produtos já estão com preços reduzidos. Em lojas comuns, escolhendo mercadorias de coleções passadas ou de mostruário pode-se fazer ótimos negócios.
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1 comentários:

Gostei deste post! Algumas dessas técnicas se familiarizam comigo.