Compromisso com uma vida mais rica









Como anda a sua relação com seus sonhos, objetivos familiares e finanças do lar? Você tem dado atenção ao orçamento doméstico? O que dizer do planejamento para a aposentadoria e o tão desejado momento marcado pela independência financeira? Você conversa sobre isso em casa, com os amigos? Caro leitor, leitora, é um grande prazer poder conversar com você sobre temas tão importantes para o sucesso pessoal.

Você mais rico, mas sem hipocrisia ou demagogia. Porque riqueza é conceito que não se traduz apenas em saldo bancário. Riqueza é patrimônio pessoal. Rico porque valoriza a cidadania, porque ama, porque tem amigos com quem contar, porque serve e lidera, porque valoriza as conquistas, porque encara desafios, porque tem bom humor. Porque lida bem com o dinheiro e faz dele um instrumento de liberdade, não se escraviza.
O que independência financeira significa para você?
Trabalhar por prazer, fazer aquilo que se gosta, sem ter que se preocupar com o fluxo de caixa necessário para manter seu padrão de vida. A definição aparentemente simples implica disciplina para economizar, dedicação para investir e algum sacrifício. Mas é compensada com o sentimento de realização, a alegria de estar com quem e onde quiser e a vantagem de apoiar-se na qualidade de vida.
Logo, ser independente do ponto de vista financeiro representa a oportunidade de valorizar o patrimônio conquistado. Por hora, esqueça essa história de primeiro milhão, muito dinheiro aplicado aqui ou acolá. Comece pensando no que você quer, nos desejos de vida mais rica que você certamente carrega. Você mais rico para viajar, curtir a família, praticar seu hobby, passar mais tempo ao lado das pessoas que ama.
Neste espaço vamos trabalhar a vasta gama de aspectos comportamentais e técnicos capazes de auxiliá-lo na jornada rumo à independência financeira e uma vida mais rica, de mais realizações. Pretendo explorar bastante as atitudes e decisões que mudaram o rumo de mina vida e fizeram do sonho uma realidade. Deixo aqui algumas lições simples:
  • Sempre gastar menos do que ganha e investir a diferença. Lugar-comum na literatura de finanças pessoais, mas ainda assim resumo perfeito para o sucesso relacionado ao dinheiro;
  • Definir objetivos e respeitá-los. Saber o que se pretende conquistar e quanto de esforço essa conquista custará são ativadores da automotivação;
  • Negociar e comprar sempre à vista com desconto. Aceitar que é nosso direito debater melhores condições comerciais e que o melhor preço não é aquele anunciado, mas o que faz diferença em nosso bolso;
  • Dar velocidade ao dinheiro investido. Estudar, aprender sobre novas modalidades de investimento, diversificar, abrir e manter pequenos negócios, agir de maneira a fazer o dinheiro trabalhar pela nossa independência.
Como percebe, não há nenhuma grande novidade quando se fala em cuidar do que é nosso. O discurso, no entanto, não se transforma em prática. A procrastinação, o deixar para depois, contamina e justifica, mas não resolve. Por que somos assim? Podemos mudar?
Perguntas, sempre muitas perguntas. Gosto mais de perguntar que responder, por isso conto com a sua participação – ou corro o risco de ficar “falando sozinho”. Comprometo-me também a indicar referências interessantes relacionadas ao tema, além de comentar notícias e opiniões que julgar merecedoras de destaque.
Do Você Mais Rico



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: