Habib’s: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças é uma estratégia organizacional


Patrícia Bispo, www.rh.com.br

Entre várias ações estratégicas da área de Recursos Humanos, uma delas é identificar através de pesquisa da realização de pesquisa de clima, o nível de satisfação do colaborador, inclusive, no aspecto liderança. Isso foi constado na prática pelo Grupo Habib's que a partir da aplicação dessa ferramenta que possibilita a mensuração de vários indicadores corporativos, através da Universidade Corporativa, instituiu oficialmente o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), em setembro de 2009.

Na oportunidade, a organização constatou que a construção de um clima de alto desempenho refletia na qualidade da liderança. Somando-se a isso, considerou-se ainda que o cenário de competitividade que as empresas enfrentam, busca líderes comprometidos com o incremento de resultados, que saibam atuar de forma integrada com todos os parceiros da estrutura, que estimulem constantemente o crescimento de suas equipes, sejam proativos e inovadores e proporcionem um clima organizacional de alto desempenho.

O Grupo Habib's possui 22 anos no mercado. Conta com 305 lojas no Brasil, em 15 Estados e no Distrito Federal. Por duas vezes foi eleita a Melhor Franquia do Ano, pela ABF - Associação Brasileira de Franquia. Conquistou quatro prêmios "Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente" e por três vezes foi escolhida como a Melhor Fast Food, no Prêmio Alshop Visa. Conta com 130 milhões de consumidores ao ano, 15 mil funcionários diretos e 12 centrais de produção.

De acordo com Ana Lúcia Rocha, responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças em todo o Brasil, um líder bem preparado, consciente de suas responsabilidades motiva para o resultado, apoia o crescimento da equipe, introduz novos processos e tecnologias, proporciona o crescimento da empresa e garante competitividade. Diante disso, o programa idealizado por Ana Paula Cesar, diretora de Recursos Humanos objetivou: promover a disseminação e fortalecimento dos valores da Rede Habib's; despertar e reforçar comportamentos e atitudes como alicerce para o crescimento do negócio; bem como oferecer um Plano de Crescimento aos profissionais que fazem a Gestão de Pessoas, ajudando-os a desempenharem seus papeis de forma sistêmica e integrada para fazer a diferença nos tempos de grandes desafios.

A partir desses objetivos, foram selecionados seis passos considerados necessários para a construção do ciclo contínuo da Liderança como Capacidade Organizacional:
- Articular uma proposta de liderança sólida e consistente.
- Divulgar o Modelo de Liderança para resultados estratégicos.
- Avaliar os líderes e a liderança, dimensionar os "gaps".
- Investir na capacitação e no desenvolvimento.
- Medir o impacto no investimento.
- Conscientizar os líderes e assegurar a nova reputação.

Início do PDL - O programa-piloto do PDL foi implantado na matriz do Grupo Habib's, em São Paulo com 66 líderes das áreas de Vendas, Marketing, Operações, Recursos Humanos, Qualidade, entre outras. "Desde Agosto deste ano, partimos para as lideranças de loja: gerentes, franqueados, supervisores, chefes de cozinha, secretárias financeiras e líderes da Central de Produção. O programa também tem abrangência nacional. Ou seja, todos os profissionais da rede, participam com a ajuda dos RH locais", complementa Ana Lúcia Rocha.

O programa na prática - O PDL apresenta três pilares do desenvolvimento do perfil de liderança: Empowerment, Hábitos eficazes e Liderança Situacional. Diante de cada pilar, é trabalhado o desenvolvimento de habilidades, competências e comportamentos como, por exemplo: delegar, feedback, comunicação, administração do tempo, ambiente de aprendizagem, decisões compartilhadas, construção de valores, bem como princípios.

As atividades do Programa de Desenvolvimento de Lideranças são mensais e diversificadas A metodologia aplicada compreende as seguintes ações:
- Autodesenvolvimento: leitura de livros que abordem aspectos de liderança, com discussão em grupos de leitura e a leitura semanal enviada por e-mail. Criou-se, assim, uma cultura da leitura na companhia.
- Sessão cinema: são promovidas sessões para assistir e discutir filmes que tratem diretamente dos temas do programa.
- Universidade Habib's: realização de cursos de formação comportamental como administração do tempo, relações interpessoais, trabalho em equipe, gestão do clima, como motivar sua equipe, entre outros.
- Cursos In Company: parcerias com instituições como a FranklinCovey e FAAP.
- Reunião Mensal de Líderes: encontro que tem a finalidade de estimular a integração entre o corpo de líderes.
- Coaching Interno: a empresa atua com líderes com baixa perfomance em seus assessements. Este trabalho tem sido fundamental para a mudança transformadora.
- Avaliação de Perfomance: utiliza-se um assessement, em que os liderados avaliam seus lideres em competências como: acessibilidade, comunicação, feedback, relacionamento, motivação, respeito e confiança.

Quando questionada se existe algum recurso para avaliar o PDL, Ana Lúcia Rocha afirma que a empresa utilizou como mecanismo, a comparação da pesquisa de clima 2009 para 2010. "Apresentamos um aumento de 10% no nível de satisfação do colaborador. Já consideramos um resultado bem significativo", avalia, ao enfatizar que a receptividade dos gestores tem sido considerada excepcional. E justifica: os líderes têm se empenhado na busca constante pelo crescimento e aprendizado. Além disso, há uma média de 90% de participação/mês dos líderes e o total apoio da alta direção.

As mudanças - Depois que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças foi instituído, observou-se mudanças positivas no relacionamento líder-liderado. Isso porque, criou-se na empresa um ambiente muito mais aberto, inovador e de relacionamento construtivo. Hoje, percebe-se que os gestores muito mais empenhados em fornecer e receber feedback, acompanhar suas equipes e estabelecer uma comunicação transparente.

"O programa tem fortalecido as relações. O clima organizacional tem se transformado de forma excepcional, as pessoas encontram-se mais conscientes do seu papel e estamos quebrando paradigmas organizacionais, através da mudança de mentalidade das pessoas. E isso é perfeito para o crescimento da organização. E claro, os números não param de crescer. Pessoas felizes, negócio com lucratividade", comemora a responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Habib's.

Segundo Ana Lúcia Rocha, durante a implantação toda mudança gera certa resistência. Mas, quando o programa foi implantado, de uma forma geral as barreiras passam a ser superadas. Nesse sentido, uma das formas adotadas para vencer as resistências foi preparar as pessoas para o processo de inovação, criando-se uma cultura de coaching e grupos de discussão em torno da quebra de paradigmas, modelos mentais, princípios e valores.

Ela menciona, ainda, que nos tempos atuais, com o mundo em transformação, clientes e funcionários mais exigentes, os profissionais das gerações Y, Z têm desafiado as organizações a formar líderes para o cenário de incertezas. E está cada vez mais comprovado, pelos instrumentos no mercado, como os que avaliam as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, que o impacto da liderança no clima organizacional e nos resultados da organização é muito significativo.

"Não há como esperar de todos os colaboradores, liderança inata. Seria muito mais fácil se a escola e as universidades preparassem seus alunos para liderança. Portanto, precisamos desenvolvê-la. A empresa deve ser um espaço educativo e de criação de valores para uma liderança fortalecedora para o negócio e para uma sociedade mais plena", defende Ana Lúcia Rocha, ao lembrar que para 2011, haverá muito mais ações e investimentos no desenvolvimento contínuo dos líderes do Grupo Habib's.

Coordenação do PDL - O programa é exclusivo da Universidade Habib's - responsável pela Gestão do Conhecimento da organização. Silvia Riscali, que gerencia por essa área, entende o programa como alicerce fundamental ao crescimento da organização. "Tomamos a decisão de desenhar o programa com a exclusividade da Universidade Corporativa, pois contamos com o know-how da diretora de Recursos Humanos, Ana Paula Cesar, e de uma equipe de profissionais com grande expertise do negócio e, além claro do benchmarking com outras organizações", sintetiza.


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: