Internet: a bolinha de papel do Serra e a velocidade da web

Por Gabriel Galvão
#serrarojas foi um dos trend topics de hoje. A bolinha de papel na testa do candidato à presidência José Serra deu uma publicidade enorme e instantânea a ele. Para infortúnio do Serra, publicidade baseada na chacota e zoação com a cara dele. Mal saiu a notícia do Serra ser atingido com a bolinha que foi até criado um jogo em flash baseado no estranho episódio (clique aqui para tentar jogar, pois acho que o servidor não aguentou tanto tráfego). A velocidade como a web trata os fatos é espantosa!
Outro acontecimento que lembra essa agilidade da disseminação de informação viral foi a morte do Michael Jackson. Poucos minutos após anunciada a morte do astro pop num site americano, milhões de pessoas já estavam sabendo, antes mesmos das grandes corporações de comunicação massificada. A distribuição da notícia não parava e tinha gente até acompanhando todos os detalhes deste fato ainda hoje misterioso através do Twitter, Facebook e blogs e dispensando a tv e jornais. É um fenômeno incontrolável.
A velocidade na troca de informações na grande rede beira a da luz. Seja qual for o dia da semana ou hora do dia, sempre existe alguém que sabe do acontecimento e compartilha-o com sua rede de contatos. Daí pra frente, só Deus sabe onde e quando a onda vai baixar, até que haja outra e mais outra, sem fim.

Tem como se esquivar disso?

Acho que não. No caso do Serra, por exemplo, das duas, uma: ou ele tentaria usar o fato a seu favor (como o fez, e não está dando muito certo não) ou minimizaria o ocorrido. É um trabalho para a assessoria de comunicação do candidato. O que não dá pra fazer é impedir a onda de choque que se reflete na Internet por meio de artigos, tweets, links e até jogos.
Qual será a próxima avalanche da web? Ninguém sabe, mas no primeiro minuto após o fato acontecer (ou menos) meio mundo já estará sabendo.
Fonte: Info.



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: