Marcas: estar nas redes sociais não basta, é preciso saber participar, afirma especialista

Espaço tem se tornado cada vez mais valioso para quem sabe usá-lo

Por Redação Administradores

A expansão de figuras públicas e grandes marcas entre o real e o virtual tem se tornado, a cada dia, mais inevitável, diante da reconfiguração das relações sociais e hábitos de consumo das populações ao redor do mundo, tendo a internet como grande instrumento mobilizador. A empresa, artista, político ou qualquer outra instituição voltada a públicos – seja ela pessoa física ou jurídica – que ainda não se adaptou a essa nova realidade, o fará em breve. Entretanto, não basta estar na rede. É fundamental saber como estar.

O painel "Many-to-Many – o fenômeno das redes sociais no Brasil", do Ibope Inteligência, apresentado por Juliana Sawaia, gerente de inteligência de mercado da empresa, mostra que as redes sociais são um importante caminho para que as marcas possam saber mais sobre o que pensa o seu público-alvo ou potenciais consumidores e, assim, lançar novos produtos e serviços.

De acordo com Juliana, no entanto, o sucesso nas redes sociais não depende apenas do fato de estar presente nelas. Segundo a gerente, é preciso ter sempre atenção ao que se passa diariamente nos espaços virtuais, buscando encontrar a melhor maneira de se relacionar com os consumidores. "É preciso ouvir e aprender para, a partir daí, definir estratégias para diferentes nichos de mercado. O engajamento de uma marca depende muito do estilo de produto e (de) como isso acontece dentro da rede", afirma Juliana.

A pesquisa realizada para o painel mostra que 25% das pessoas usam as redes sociais para tomar decisões de compra e 75% aprovam ações nesse canal. Elas não se incomodam com o fato de as empresas usarem as redes sociais para divulgar produtos, serviços, avaliar o comportamento do consumidor e se comunicar com ele. "Por isso, resiliência é fundamental – ir devagar, conhecer", destacou a gerente.

Orkut ainda em alta

A pesquisa, que ouviu oito mil pessoas entre 2 e 15 de setembro, nas principais regiões metropolitanas do Brasil, apontou que o Orkut foi a porta de entrada para a internet no Brasil para 82% daqueles que acessam as redes e que 60% dos entrevistados usam redes sociais há mais de três anos. Desses, 7% acessam mais de uma vez ao dia. O Orkut continua sendo a mais acessada, com 91% das respostas. Facebook e Twitter têm 14% e 13%, respectivamente.

Fofoca em alta

74% das pessoas usam as redes sociais para seguir amigos e familiares, segundo a pesquisa do Ibope. Outros 60% as utilizam para saber da vida de celebridades e artistas, e 35% acompanham jornalistas e sites de notícias.

A maior parte do público das redes sociais acessa a internet de casa (73%), de uma lan house (51%) e via celular (5%). A troca de aparelhos ou a mudança dos planos de telefonia para acessar a redes sociais mais facilmente já é realidade para 20% dos entrevistados. 



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: